Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Se você quer instalar um ventilador de teto em sua casa, saiba que essa tarefa não é impossível. Com o passo a passo certo, você certamente consegue fazer a instalação de maneira bem prática e deixar tudo pronto bem rápido.

anúncios

Para que essa tarefa seja mais simples, separamos algumas dicas para você escolher o ventilador de teto correto e ainda fazer a instalação de maneira mais fácil e simples. Com elas, tudo ficará pronto do jeito que você desejar.

Ventilador de Teto: Aprenda Como Instalar e Escolher o Modelo Certo

Descubra nesse artigo como escolher e instalar seu ventilador de teto de maneira bem simples e prática. 

anúncios

Como escolher um ventilador de teto?

O ventilador de teto é uma excelente alternativa ao ar condicionado, pelo fato de que ele gasta menos e pode ser bem eficiente em seu ambiente. Por isso, tem sido uma ótima escolha para todas as pessoas. 

anúncios

Confira o que pensar na hora de fazer a escolha: 

  • Escolha o modelo certo para cada cômodo da casa. Existem tamanhos diversos de ventiladores de teto que são usados para cada tipo de cômodo. 
  • Para que você tenha uma boa ventilação, tenha um ventilador com no mínimo 4 pás. Menos do que isso, não deixará a peça muito funcional. 
  • Combine o ventilador com lâmpadas brancas, que aquecem menos. 

No mais, é escolher um modelo que combine com sua decoração e estilo do cômodo onde será instalado.

Cuidados especiais na escolha

Na hora de escolher o ventilador de teto, existem dois fatores que são fundamentais para que você não tenha problemas. São eles que vão determinar se tudo vai ou não funcionar bem. 

O primeiro fator é saber se o ventilador tem aprovação do INMETRO. Fuja de produtos sem procedência, pois não há garantia alguma de segurança e podem acarretar em danos irreparáveis à rede elétrica da casa. Escolha aqueles que possuem licença e tenha certeza de que vai ser mais seguro. 

Outro fator é saber a resistência de seu teto. Alguns ventiladores são bem pesados. Escolha um que não vá danificar seu teto e que vai ficar bem instalado. 

Como instalar ventilador de teto: Materiais

Segue a lista de todos os materiais que você vai precisar para fazer a instalação em casa. Lembre-se sempre de usar ferramentas de qualidade para que seu serviço seja bem feito. 

  • Chaves de fenda/phillips e outras que precisem para os parafusos;
  • Furadeira e brocas do tamanho correto;
  • Alicate;
  • Passa fio;
  • Aparelho de teste;
  • Fita adesiva ou conectores;
  • Escada para alcançar o lugar da instalação.

Ainda que você vá fazer a instalação sem eletricidade, dê preferência por calçados de borracha, como botas e tênis. Não faça o serviço descalço. 

anúncios

Como instalar ventilador de teto: Passo a passo

 Confira o passo a passo para fazer a sua instalação do ventilador de teto:

  • Monte o ventilador de teto no chão para certificar que as pás estão bem encaixadas e parafusadas. 
  • Desligue todos os disjuntores e o relógio de energia para garantir sua segurança na hora de instalar um ventilador de teto
  • Verifique a tensão da rede e identifique os fios (o fio neutro, fase e terra).
  • Observe o espaço para que as pás do ventilador de teto estejam instaladas a uma altura superior a 2,3 metros e distância de 0,5 metros da parede e demais elementos;
  • Conecte o fio fase do ventilador e o fio do motor ao fio fase da rede de energia.
  • Troque o interruptor pela chave de controle e conecte o fio da chave ao fio de retorno da lâmpada.
  • Os dois fios da chave deverão ser conectados aos fios do motor do ventilador.
  • Interligue também o fio de alimentação à rede elétrica: sempre isolando os fios com fita. Daí é só encaixar o aparelho e fazer manutenção anualmente. Pronto! Você já aprendeu como instalar um ventilador de teto.

Além disso, existe algo simples e que pode fazer a diferença: leia o manual de instruções antes de começar a operação. E tenha ele sempre em mãos. O manual é feito para que você tenha a certeza de executar a tarefa com segurança e com a forma correta. Ele é escrito pelo desenvolvedor, que sabe como o ventilador deve funcionar.

Por fim, faça o serviço com calma. Sem pressa. Quanto mais paciência você tiver, melhor seu serviço vai sair. Leve o tempo necessário para realizar a instalação e tenha certeza de que tudo está no lugar correto na hora de instalar. 

Siga essas dicas e consulte sempre uma pessoa especializada em caso de dificuldades para a instalação. Certamente que sua tarefa vai ser mais simples com esse guia!

Acompanhe nosso blog para mais dicas de instalação e decoração!