Quando você montar seu projeto de decoração de banheiro, você deve optar por um tipo de chuveiro que possa trazer para você as vantagens na hora de tomar seu banho e que, além disso, traga conforto na hora do banho e beleza na decoração.
Por isso, reunimos algumas dicas para que você conheça melhor os tipos de chuveiro e saiba como fazer a escolha do seu na hora de fazer a montagem do banheiro, escolhendo aquele que realmente seja o ideal e que traga a vantagem que você necessita na hora de usar no dia a dia.
Quais são os tipos de chuveiros?
O primeiro item que você deve observar para sua escolha é saber quais são os tipos de chuveiro existentes e, assim, escolher aquele que melhor combine com seu estilo e com o que você precisa em sua casa.
Veja alguns tipos de chuveiro:
- Chuveiro elétrico comum: o tipo mais conhecido e que é o mais usado em todos os lugares. Esse chuveiro tem um custo menor e pode ser usado em todas as casas com luz elétrica.
- Chuveiro eletrônico: feito para ter uma regulagem automática de água e temperatura de acordo com o gosto de cada pessoa. Assim, você consegue ter mais facilidade e sabe que está tendo o uso na temperatura e quantidade certa.
- Chuveiro híbrido: para quem quer economizar energia, ele é do tipo que pode ser usado com luz elétrica e solar.
- Chuveiro a gás: feito para diversos lugares, principalmente condomínios, que possuem uma tubulação de gás para fazer com que você tenha a água aquecida por este meio.
- Chuveiro pressurizado: usado para casas onde a pressão de água é baixa. Assim, ele garante mais pressão para poder usar melhor na hora do banho.
Como escolher o melhor tipo de chuveiro?
Para que você escolha o melhor tipo de chuveiro, você deve considerar diversos fatores. Eles são essenciais para que a escolha seja bem feita e que, assim, você tenha mais economia e um melhor resultado na hora de fazer a instalação:
- Veja a vasão de água: se não tiver muita pressão, precisa de um pressurizado para compensar.
- Escolha um chuveiro com um espalhador que cubra melhor o espaço de seu box.
- Analise a marca, o modelo e também a credibilidade de seu chuveiro.
Tipos de resistência de chuveiro
Um outro detalhe que você deve pensar na hora de escolher o tipo de chuveiro é saber qual a resistência de chuveiro que você vai usar. No mercado, de acordo com o tipo de chuveiro, você vai ter uma resistência diferenciada.
Basicamente, você tem dois tipos de resistência de chuveiro:
- Resistência fina: a mais popular, que tem ligação com os chuveiros que têm média força de aquecimento e que, assim, podem trazer para você um momento de banho tranquilo.
- Resistência redonda: tem mais força e é usado em chuveiros mais caros.
Tipos de registro de chuveiro
Além do tipo de resistência, você precisa saber o tipo de registro para cada chuveiro. Confira algumas dicas:
- Registro de pressão: o mais comum, controla o fluxo de água no chuveiro.
- Registro de gaveta: usados para bloquear por completo a passagem de água para o chuveiro.
- Registro de esfera: faz o bloqueio ou liberação do fluxo de água para os outros pontos de distribuição da sua residência, caso você precise realizar uma manutenção no sistema.
- Rotativo: o registro gira completamente em torno do próprio eixo.
- Alavanca: funcionam para cima e para baixo.
- ¼ de volta: gira menos que o rotativo.
Quais são as diferenças entre a ducha e o chuveiro?
Basicamente, a ducha é um tipo de chuveiro. Mas, ainda assim, existem algumas diferenças entre eles e você deve conhecer cada um para saber qual o melhor para você.
A ducha, em geral, são tipos de chuveiro que necessitam de um sistema de aquecimento para funcionar, seja a gás, solar ou através de uma serpentina. Com isso, ele recebe a água aquecida e distribui para seu espalhador.
Já o chuveiro possui um sistema de aquecimento próprio, fazendo com que você tenha mais facilidade na hora de aquecer e que pode ser instalado em qualquer lugar que você necessitar.
Assim, na hora de escolher entre ducha e chuveiro, você deve escolher qual o tipo de chuveiro que melhor combina com seu perfil e que vai trazer o que você precisa, facilidade e um bom banho.
Gostou de conhecer? Acompanhe no blog dicas exclusivas para você.