Piso Vinílico e piso laminado: Quais são as diferenças?

Anúncios

Quando assunto é obra o revestimento de um piso é sempre importante, os pisos laminado e o vinílico tem grande destaque no mercado devido às facilidades que esses pisos trazem ao local onde são inseridos, porém eles têm diferenças e é exatamente sobre isso que vamos falar.

A escolha entre o piso vinílico e o laminado pode gerar certa dúvida devido às semelhanças que esses revestimentos possuem, mas não se preocupe os seus problemas acabaram vamos diferenciar cada detalhe dos dois.

Caso você tenha dúvida sobre esses pisos e têm vontade de saber as diferenças, saber um pouco sobre cada um esse artigo está repleto de informações úteis para você, com certeza ao final você saberá diferenciar o piso vinílico do laminado.

Piso vinílico e piso laminado

Piso Vinílico

É feito de PVC, pode vim em réguas ou placas, conserva o som e a temperatura do local fácil de instalar e de manter, fácil de limpar, são flexíveis fáceis de manusear, abaixo uma tabela com as características do piso para que você entenda melhor:

Fáceis limpar
Resistentes
Bonitos
Fáceis de manter
Possibilidade de desmanche e remontagem
Conforto térmico
Conforto acústico
Práticos
Versáteis
Aguenta vários revestimentos

Piso Laminado

Piso fácil de instalar versátil geralmente vem imitando madeira, feito com HDF, um painel de madeira de alta densidade. Ele têm uma característica bem legal de ter uma aparência muito próxima das características do material que ele imita, abaixo uma tabela com algumas informações sobre o piso:

O piso laminado funciona como isolante acústico e térmico, devido ao seu processo de produção 
Pelo fato de não exigir acabamento, não gera sujeira ou entulho e necessita de pouca mão de obra.
Existem variação para alguns modelos, mas em sua maioria os  modelos são resistentes a impacto, riscos, manchas
Com um pano úmido, um pouco de detergente você consegue fazer a limpeza do produto que é fácil de conservar e limpar
Rápida instalação

Um ponto fraco desses pisos é a sua fragilidade com umidade e água, em ambientes úmidos não é recomendado utilizar esse tipo de revestimento.

Semelhanças

Vamos falar um pouquinho sobre as semelhanças entre os pisos para que você entenda as diferenças e o porquê da dificuldade de se separar os dois revestimentos.

Conforto térmico os dois conseguem reter calor então caso você pise no material no inverno ou no calor não terá diferença o que é bom, pois não esfria o ambiente, tem essa constância e equilíbrio térmico.

Os dois quando bem cuidados seguindo as recomendações de manutenção tem boa durabilidade e resistência, características que os tornam tão especiais.

Fáceis de instalar não gera aquela sujeira e poeira típicos de outros revestimentos, para quem é alérgico então é uma excelente opção.

Os dois tem manutenção facilitada, nada de ficar esfregando fazendo força, gastando horas para limpar o local, um paninho, um aspirador de pó é está pronto, bem simples de limpar e manter.

Outra característica que a instalação é rápida, tendo a mão de obra específica rapidinho se coloca esse tipo de piso, logo você já pode utilizar o local normalmente.

Diferenças

Após falar um pouco sobre cada piso e mostrar as semelhanças entre eles, resolvemos fazer uma tabela de diferenças para facilitar o entendimento, para que você possa perceber que existe sim diferenças mesmo que sutis.

Piso Vinílico Piso laminado
Feito de PVC, pode vir em vários formatos. Feito com HDF, um painel de madeira de alta densidade.
Demanda piso nivelado e caso não esteja deve ser preenchido com massa. Encaixe de click, pode ser colocado em qualquer local irregular ou não.
Limpeza: Basta varrer ou passar um pano úmido, aceita pouco quantidade de água são mais resistente a ela Aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias para não arranhar, não suportam água e umidade por serem derivados de madeira, pouca quantidade e já faz um estrago.
Não permite transporte e troca tão facilitados, requer mais cuidados de locomoção. Permite o transporte do piso mudar de local, casa. É considerado como piso flutuante
Um pouco mais silencioso por ser flexível e ajudar a abafar um pouco mais o som  Um pouco barulhento o som do sapatos aparece no piso, conhecido como toc toc.
Possuem várias texturas e modelos Disponíveis em régua e placa somente