Qual a diferença entre cimento, argamassa e rejunte?

Anúncios

a hora de construir ou reformar, muitos são os materiais que se encontram no mercado e que se fazem necessários para que se tenha um bom resultado no que estiver sendo realizado. Por conta disso, é importante que se tenha total conhecimento de cada um deles para não comprar produtos errados. 

E dentre os produtos que podem trazer confusão, estão o cimento, argamasse e rejunte. Cada um deles tem uma utilidade e deve ser usado da forma correta para fazer com que seu espaço seja bem construído ou reformado. Por isso, é fundamental saber a diferença de cada um deles para que você adquira o certo.argamassa e rejunte

Diferenças GeraisDiferenças Gerais

Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente quais as diferenças gerais entre os tipos citados. Isso quer dizer saber para que serve cada um e, assim, saber o uso de cada um deles. 

  • Cimento: o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco, utilizada como acabamento depois de erguida a parede. 
  • Argamassa: a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos. 
  • Rejunte: o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Sabendo qual a diferença de uso entre eles, fica mais fácil saber o tipo de cada produto e como você deve fazer para comprar cada um deles na hora de fazer sua obra, seja construção ou reforma.

Tipos de cimentoTipos de cimento

Engana-se quem acha que o cimento é apenas um. Na verdade, são vários os tipos que você deve conhecer para saber qual a utilização de cada um deles:

O cimento é um dos protagonistas da construção, pois é utilizado para quase tudo dentro de uma obra. Por isso, é fundamental dominar todas as técnicas da sua manipulação, assim como os tipos e suas respectivas finalidades. Veja mais!

  • CP I – Cimento Portland Comum: é o cimento mais simples utilizado para obras normais que fique em lugar sem exposição frequente à água, maresia ou esgoto.
  • CP I-S – Cimento Portland Comum com adição: parecido com o anterior, esse cimento conta com uma pequena quantidade de clínquer em sua fórmula, fazendo com que ele seja mais permeável.
  • CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial: este é um cimento básico que apresenta alta resistência inicial, ou seja, ele cria uma resistência mais forte em menos tempo. 
  • CP II-E – Cimento Portland composto com escória: este é um diferente tipo de cimento por possuir mais aditivos. Seu uso é ideal para materiais que não liberam tanto calor.
  • CP III – Cimento Portland de alto forno: existem várias versões: 25, 32 ou 40 Mpa. Ele é um cimento de alto forno se destaca por sua grande durabilidade, podendo ser utilizado para obras convencionais ou para projetos que apresentem grande agressividade ao cimento. É este tipo de cimento que é usado para estruturas metálicas, viadutos, pistas de aeroporto, indústrias, obras de litoral e outros.

Assim, na hora de comprar, você já tem que saber qual o tipo de cimento é o ideal para você.

Tipos de argamassaTipos de argamassa

Da mesma forma que o cimento, a argamassa é feita de diferentes tipos. Você deve conhecer cada um deles para saber qual o ideal para você.

  • Argamassa para assentamento: é a argamassa ideal para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria.
  • Argamassa de impermeabilização: feita para proteger paredes e tetos. Ela cria impermeabilização.
  • Argamassa para revestimento: é um tipo de argamassa que é aplicada em superfícies que acabaram de ser construídas. Por isso, a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura.

Tipos de material de argamassamaterial de argamassa

Além disso, existem tipos de materiais de argamassa para que você possa escolher o que combina com sua obra:

  • AC-1: ideal para projetos de interiores com acabamento diferenciado.
  • AC-2: é a argamassa usada em projetos externos com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas.
  • AC-3: possui maior resistência e aderência. É a ideal para utilização em fachadas, saunas e piscinas que não recebem insolação direta.
  • AC-3E: O tipo de argamassa para lugares que recebem insolação direta. Tem boa aderência e ótimo acabamento.

Tipos de rejunteArgamassa

Por fim, conheça os tipos de rejuntes existentes para usar em sua obra:

  • Rejunte acrílico: a escolha certa para porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro. Ele pode ser usado em áreas internas e externas com peças que tenham o espaçamento mínimo de 2mm.
  • Rejunte epóxi: o melhor para lugares que tenham alta circulação de pessoas. Também é ótimo para espaços onde se tenha uma limpeza constante. Você deve ter um espaço entre as peças de 1 mm a 3mm.
  • Rejunte Cimentício: pode ser usado em qualquer espaço e é feito para lugares que devem ser lavados sempre ou áreas secas. Para este tipo de rejunte, o espaço é de 3 a 10 mm entre uma peça e outra.

Com essas informações, não tem como errar na hora de escolher entre o material necessário e o tipo que quer comprar. 

Siga nosso blog para ter mais informações para sua construção.