Telhado embutido: Dicas, ideias, vantagens e desvantagens

Se você está em busca de um telhado para a sua casa e está curioso em relação ao telhado embutido, neste artigo vamos dar dicas de utilização e ideias de construção

anúncios

envolvendo esse tipo de telhado, vamos mostrar o que é, mostrar para que serve, para que não fiquem mais dúvidas.

Um telhado é muito importante em qualquer imóvel é ele que protege contra as intempéries do tempo, que garante o frescor dentro de casa, dependendo do modelo escolhido, tradicionais não existe uma construção que não tenha o seu.

Muitos são os modelos no mercado, desde telhas de amianto, colonial, francesa de zinco, dentre muito outros, porém um telhado que intriga é o embutido, por passar a ideia errada de que ele não existe por não aparecer, se você deseja saber mais sobre esse telhado continue com a gente e saiba mais.

anúncios

Telhado embutido: Dicas, ideias e para que serve

anúncios

Como surgiu a ideia dos telhados embutidos

Cada vez mais os profissionais da construção civil, arquitetura e design buscam por técnicas mais limpas, que gastam menos material e sejam mais conscientes, diante disto surgiram os telhados embutidos que são belos e trazem toda uma modernidade a decoração.

E ainda possuem uma pegada ambiental forte, porque se usa menos madeira, e matéria prima para se construir, o que é ótimo.

telnado embutido sendo construido

O que é telhado embutido e para que serve

É um telhado que não fica aparente, de longe parece até que a casa não possui telhado, é feito uma coluna maior que tampa o local onde fica o telhado, o que permite que ele seja feito de material mais simples. 

Existe a platibanda que esconde o telhado, para quem não sabe platibanda é um muro alto, uma grade. esse tipo de telhado serve para economizar matéria prima, pois não é necessário tanta madeira na sua composição, como fica escondido pode se usar um material mais em conta é mais leve, ele traz modernidade ao local em que é inserido.

Desvantagens do Telhado embutido

  • Custo com calhas e a construção de platibandas que vão esconder o telhado
  • Geralmente tem o mesmo aspecto, que algumas pessoas dizem parecer clínica
  • Difícil para fazer manutenção elétrica, por ser baixo
  • Pode esquentar muito o ambiente e precisar de manta térmica

Vantagens do Telhado embutido

  • Por ficar escondido pode ser feito de material barato
  • O custo total do telhado é mais em conta
  • Usa menor quantidade de madeira
  • É mais leve
  • E construído em menor tempo
  • É super moderno e prático

Dicas e ideias,estrutura

O modo de se fazer um telhado embutido é bem semelhante a um telhado comum em termos de materiais, porém deve ser mais bem planejado e exige que profissionais qualificados o façam, para não surgir problemas. Em relação a estrutura pode ser feita de madeira e de metal.

Como as telhas ficam escondidas você pode e deve optar por um material mais em conta como fibrocimento, o que torna esse tipo de telhado mais leve. As telhas galvanizadas apesar de caras são muito utilizadas para fazer esse tipo de telhado, pelo fato de não exigirem muita inclinação, assim como as de fibrocimento.

anúncios

Em relação a composição e estrutura geralmente esse tipo de telhado é de duas águas, mas nada impede que tenha mais, possui tesouras(estruturas triangulares que suportam e distribuem o peso) menores e mais leves. Uma dica é que em regiões mais quentes é interessante colocar uma manta térmica, porque as telhas usadas principalmente de polipropileno tendem a esquentar.

Fotos de telhados embutidos

Bom abaixo você terá acesso a algumas imagens de uso de telhado embutido no cotidiano, Na imagem abaixo uma casa toda branca muito bonita onde se vê claramente o uso da platibanda, ideal para entradas de casas clean e minimalistas

uma casa toda branca muito bonita onde se vê claramente o uso da platibanda, ideal para entradas de casas clean e minimalistas

Na imagem você consegue ver claramente um telhado embutido feito em propileno, todo branquinho muito bonito, esse telhado é muito interessante por oferecer essa liberdade de uso de materiais sem medo de ficar feio, pois não aparece.

telhado embutido feito em propileno, todo branquinho muito bonito, esse telhado é muito interessante por oferecer essa liberdade de uso de materiais sem medo de ficar feio, pois não aparece

Na imagem abaixo uma casa super bonita e luxuosa onde se utilizou telhado embutido, muitas pessoas acham que o telhado embutido deixa as casas com cara de comércio o que não é verdade e nessa imagem, podemos ver claramente que uma casa com esse tipo de telhado pode ser luxuosa.

casa super bonita e luxuosa onde se utilizou telhado embutido, muitas pessoas acham que o telhado embutido deixa as casas com cara de comércio o que não é verdade e nessa imagem, podemos ver claramente que uma casa com esse tipo de telhado pode ser luxuosa.