O que é tijolo ecológico: Conheça tudo sobre o material e quais os benefícios
Anúncios
O tijolo ecológico está bastante em alta, ainda mais agora que o estilo sustentável também se tornou uma tendência mundial na construção civil.
Entre as diversas inovações focadas no estilo de vida sustentável, os tijolos ecológicos mostram ser uma ótima opção, com diversos benefícios.
Você sabe o que é tijolo ecológico? Se não souber, continue lendo, nesse artigo vamos explicar o que são eles, acompanhe!
Afinal, o que é tijolo ecológico?
Tijolos ecológicos, também conhecidos como tijolos sustentáveis, são materiais de construção projetados para minimizar o impacto ambiental.
De forma mais direta, eles são produzidos de uma forma que a emissão de gases CO2 é reduzida.
Sendo assim, escolher esse tipo de material é um passo importante para quem busca seguir o caminho da construção verde.
Ao contrário dos tijolos tradicionais, que geram gases poluentes, os tijolos ecológicos são moldados com prensas hidráulicas, gerando um material correto ecologicamente.
Entenda melhor do que ele é feito
Os tijolos ecológicos se destacam pela grande variedade de materiais que podem ser usados para a fabricação.
A base para a formação desse tijolo é o solo, ainda mais aquele com uma boa porcentagem de argila, que traz a resistência necessária.
Uma certa quantidade de cimento é necessária, justamente para garantir estabilidade, durabilidade e resistência.
Os resíduos industriais recicláveis também são vistos frequentemente como ingredientes básicos do tijolo, e ajudam a melhorar o isolamento térmico e acústico.
Do mesmo modo, outro componente que pode ser utilizado é o cal, que ajuda a aumentar a resistência à umidade.
Em alguns processos, são utilizados aditivos naturais que ajudam a otimizar a mistura, conferindo características específicas ao projeto.
Quais as diferenças entre um tijolo ecológico e um tijolo comum?
A principal diferença entre os tijolos comuns e os ecológicos é que, como o tijolo ecológico evita a queima, não emite CO2, e tem uma grande economia de energia.
Além disso, como o tijolo comum é produzido com argila, ele exige altas temperaturas, dessa forma impactando negativamente o meio ambiente.
Enquanto isso, os tijolos ecológicos incorporam materiais sustentáveis e reciclados reduzindo a extração de recursos naturais.
Outra diferença é que a eficiência térmica contribui para as edificações mais sustentáveis e economicamente serem vantajosas a longo prazo.
Além disso, os tijolos ecológicos possuem resistência estrutural comparável aos tijolos convencionais, ou seja, eles são adequados para construções.
Por que escolher um tijolo ecológico: entenda os benefícios
Agora você já sabe o que é tijolo ecológico. E entende que eles são uma grande evolução para a área da construção civil, oferecendo benefícios ambientais e contribuindo para a sustentabilidade.
Inclusive, oferece uma série de vantagens e permite que a obra se acelere significativamente. Continue lendo e confira mais detalhes a seguir!
Economia
O uso de tijolos ecológicos permite que você tenha um bom aproveitamento dos materiais, evitando desperdícios.
Dessa forma, é possível que o custo da obra seja 50% menor do que seria se tivessem usado a alvenaria convencional.
Além disso, se você quiser uma aparência mais rústica, o tijolo ecológico pode ficar aparente, dispensando o uso de reboco e tintas.
Como dissemos, eles promovem maior conforto térmico, graças aos seus buracos verticais que criam câmaras de ar. O que também ajuda na temperatura ambiente, reduzindo gastos com a ventilação.
Redução de recursos naturais
Durante a fabricação dos tijolos ecológicos, a demanda de matérias-primas virgens é bem menor em comparação aos tijolos comuns.
O uso do solo e de materiais reciclados minimiza a exploração de recursos naturais, como a argila, diminuindo o impacto ambiental.
Além disso, ele reduz a emissão de CO2 na atmosfera, devido a queima dos tijolos em altas temperaturas.
Esse material contribui para a diminuição dos resíduos gerados nas construções convencionais, e dispensa o uso de ferro, cimento, argamassa, madeira e outros acabamentos.
Conforto térmico e acústico
Assim como já dito anteriormente, os tijolos ecológicos possuem um maior conforto térmico, já que com frestas conseguem manter uma câmara de ar no ambiente interno.
Dessa forma, esse ambiente consegue se manter em uma temperatura agradável, independentemente da estação.
Além disso, ele possui também um ótimo isolamento acústico, impedindo que ruídos ou barulhos desagradáveis entrem em sua casa.
Sendo uma ótima opção para aquelas pessoas que trabalham ou estudam em casa, evitando que barulhos externos atrapalhem seu momento.
Ou mesmo se você morar em uma rua muito movimentada durante todo o dia, e não conseguir um momento relaxante, sem ouvir barulhos desagradáveis.
Então, isso acaba sendo uma vantagem interessante para todos os moradores adeptos à sustentabilidade.
Durabilidade
Apesar de parecer ser um material frágil, por conta de sua formação, os tijolos ecológicos podem ser seis vezes mais resistentes do que os comuns.
E além da resistência, é importante ressaltar que os tijolos ecológicos são mais duráveis do que os convencionais também.
Para se ter ideia, eles podem ter uma vida útil superior a 50 anos, desde que seja utilizado de forma correta com suas manutenções regulares.
Quando o assunto é sobre tijolos feitos de PET, a sua durabilidade pode ser um pouco menor, girando em torno de 20 a 30 anos.
Mas lembre-se que a durabilidade pode ser diferente de acordo com fatores como a condição climática no lugar inserido e também das manutenções ao longo do tempo.
O tijolo ecológico é adequado para qualquer obra?
Sim, é possível usar tijolos ecológicos em diversos tipos de obra, abrangendo construções residenciais, comerciais, industriais e públicas.
Essa adaptação se deve à sua robustez, eficiência térmica e sustentabilidade, tornando-se uma escolha versátil para ser a base.
Embora a acessibilidade do uso dependa das exigências estruturais específicas de um projeto, eles são capazes de atender diversas necessidades de construção.
Em muitos casos, os tijolos não apenas cumprem demandas técnicas desses projetos, mas contribuem para conquistar certificações ambientais.
Aprender o que é tijolo ecológico é uma ótima forma de aderir ao estilo sustentável, sem abrir mão de uma boa construção saudável.
Se você gostou das nossas dicas, que tal aplicá-las em casa? Então continue no site e confira mais conteúdos e leia também como fazer a decoração boho chic!