Decoração com MDF: Saiba onde utilizar este revestimento 

No seguinte artigo você terá acesso a dicas de decoração com MDF, para que você saiba onde utilizar este revestimento, além de ficar por dentro de algumas informações sobre o produto que ganhou a indústria brasileira.

anúncios

E mais comum de se encontrar o MDF na construção civil, na composição de revestimentos de parede e piso e na composição de porta e dobradiças, mas nada impede que seja utilizado na área da decoração, mais a frente você verá que o material traz mais beleza a sua casa.

Bom se você ficou curioso e deseja ter acesso às vantagens e desvantagens, aos meios de utilização do material para que o possa utilizar na decoração da sua casa , continue com a gente e saiba tudo sobre o tema.

O que é MDF

Antes de seguir e mostrar as dicas de utilização é importante que em um primeiro momento

anúncios

você tenha acesso ao significado de MDF que em inglês é Medium Density

anúncios

Fiberboard cuja tradução para o português é painel de fibra com densidade média, que já traz um pouco sobre a composição do produto.

O MDF é criado através de um processo de aglutinação da fibra da madeira que deve ter média densidade, no processo geralmente é utilizando resina, tudo é feito sobre pressão com intuito de formar um painel homogêneo. Como é um material homogêneo não possui nódulos em sua composição, o que facilita demais o processo de corte e modelagem do produto que se mostra bem maleável.

Revestimento de MDF

Vantagens da Decoração com MDF

Quando a gente escolhe utilizar um produto na decoração da nossa casa seja ele qual for é muito importante que tenhamos acesso a todas as informações e características do produto, no caso do MDF tem como vantagem:

Fácil de manusear
Pode ser escovado 
Ecologicamente correto
Design exclusivo
Resistência à umidade, quando recebe o tratamento adequado
Barato
Maleável, não dobra or racha

Desvantagem MDF

Outro ponto importante antes de se escolher qualquer material é ter acesso aos seus pontos fracos e defeitos, pois dependendo do caso pode até inviabilizar o uso, no caso do MDF possui como desvantagem:

É uma placa pesada
As ferramentas manuais podem enfraquecer devido ao alto teor de

cola utilizado na composição do MDF;

O MDF pode se dividir na hora de parafusar
A resina possui um material cancerígeno;
Sensível ao calor
Alta manutenção

anúncios

 

Onde utilizar este revestimento

É muito comum ver peças feitas com MDF no nosso cotidiano ele é um material bastante utilizado e que tem ganhado mercado pela sua praticidade. E facilmente encontrado na composição de armários de banheiro, cozinha ou quarto, em revestimentos de espelhos, na construção civil. Devido a sua maleabilidade podemos assim dizer, compõem peças com alto padrão de acabamento.

Móveis feitos de MDF para a sala

Pelo fato de se danificar em contato com sol e chuva direto, deve ser usado somente em locais internos da decoração de uma casa.

No mercado você encontra placas de MDF para comprar e as pode utilizar em revestimentos, paredes, divisórias, forros e portas. Um ponto é que são fáceis de pintar então se adaptam facilmente ao estilo da sua casa, fora que trazem uma beleza especial.

Porta/divisória feita de MDF

O MDF, também é muito utilizado em pisos, uma das formas mais tradicionais de se encontrar o produto na decoração de uma casa, eles imitam vários revestimentos sendo a madeira a imitação mais utilizada, o resultado final fica muito próximo ao material verdadeiro, isso devido a um papel especial com uma imagem fotográfica utilizado como acabamento do MDF.

Pelo fato de não serem resistentes a água quando a pessoa deseja utilizar o material em uma cozinha ou banheiro, deve o submeter a um tratamento que  garante impermeabilidade ao produto.

Decoração com MDF para você se inspirar

Nada melhor que ver imagens de decorações existentes,para que a gente possa se inspirar e compor a nossa. Abaixo alguns exemplos:

Aqui você pode perceber a utilização do MDF como revestimento de piso, no caso ele imita madeira que é conhecida por trazer beleza e requinte aos ambientes.

utilização do MDF como revestimento de piso, no caso ele imita madeira que é conhecida por trazer beleza e requinte aos ambientes

Na foto abaixo o MDF ajudou a compor a decoração da parede da cozinha, trouxe uma harmonia ao ambiente e muita beleza.

o revestimento ajudou a compor a decoração da parede da cozinha