Cortina ou persiana no quarto: qual a melhor escolha?

Anúncios

Se você deseja escolher entre colocar no seu quarto uma cortina ou uma persiana, nós vamos te ajudar mostrando as principais diferenças das 2 para que no final você consiga fazer a melhor escolha.

Escolher entre uma cortina ou uma persiana vai muito além da estética e da aparência do produto, envolve alguns pontos e características que serão citados mais abaixo, de acordo com o que você deseja para o seu cotidiano existe uma mais indicada.

Anúncios

Então se você deseja finalmente diferenciar uma cortina e uma persiana em todos os detalhes e escolher a melhor de acordo com as suas características pessoais e hábitos não perca nosso conteúdo mais à frente.

Cortina ou persiana no quarto: qual a melhor escolha?

Diferenças entre Cortina ou persiana no quarto

O primeiro passo é diferenciar uma da outra para que você saiba os detalhes de cada uma. A primeira grande diferença é de material enquanto as cortinas são maiores geralmente feitas de pano, com bom caimento e leveza as persianas são feitas de material mais grosseiro.

Anúncios

As persianas são feitas de plástico, madeira, alumínio tem a característica de serem mais rústicas, outro detalhes é que elas não chegam ao chão só ficam na parte da janela.

Bloqueio de luz, se você deseja um quarto bem protegido o ideal é uma cortina com blackout ninguém vence essa dupla.  Agora para quem não quer utilizar um blackout por abafar o local ou escurecer demais já é indicado uma persiana, mas tomando cautela, pois é preciso escolher bem o modelo para que não tenha brechas e seja de um material mais firme, para não passar luz.

Para quem gosta de tecnologia nas persianas é mais fácil de colocar um motor para abrir sozinha por exemplo, as cortinas geralmente tudo é feito a mão.

Tipos de Persianas 

Existem vários tipos de persianas e de vários materiais, mais abaixo uma tabela para que você conheça um pouco sobre cada  tipo:

Persiana Vertical Ideal para janelas maiores, pois ao se usar as persianas horizontais em janelas amplas elas iam ficar pesadas para manusear. Abre pelo lado
Persiana Horizontal O modelo mais utilizado pode ser usada em quartos, salas a estabelecimentos comerciais. Ideal para janelas menores
Persianas de rolo Ótimas para locais de grande amplitude, retratil se desenrola para o uso, protege bem contra o sol quando aberta
Persiana Romana Possuem partes maiores, vem na horizontal e não tem fresta ela é movimentada por um único fio ou cabo, tampam bem o sol pelo fato de não ter frestas
Persiana de alumínio O alumínio é ótimo para refletir o sol sem que o ambiente esquente, logo ela protege do sol, mas não esquenta o ambiente onde é inserida.
Persiana Madeira Mais rústica, traz mais beleza ao ambiente, não é tão comum, geralmente vem em MDF.
Persianas de Bambu Super estilosas ficam bem em qualquer lugar, tem papel parecido com as de madeira.

Tipos de Cortinas

Assim como as persianas podem ser encontradas em vários materiais e modelos, saiba mais na tabela abaixo:

Cortina de Voal Tecido mais fino e leve que permite um pouco da entrada do sol, pode vir em duas camadas para ter menos luminosidade, mais usada em salas.
Duo Fold Possui um tecido que se recolhe tanto para cima quanto para baixo, efeito bem legal muito usada em quartos e salas.
Cortina blackout Excelente contra incidência solar a mais eficaz, muito usada em quartos.
Cortinas dobradas(pregas) Possuem pregas que a deixam mais elegantes e requintadas, ótimas para quartos
Cortinas lisas Ela tem a extensão mais reta sem muito detalhe, sem desenho ou estampa

Qual a melhor escolha: Cortina ou persiana no quarto

É difícil falar qual a melhor escolha, pois é algo bem pessoal e depende de cada estilo e de cada família, vamos citar algumas particularidades de cada uma para que você mesmo consiga escolher qual a melhor para você inclusive esteticamente, porque às vezes não adianta uma ter mais vantagem se a outra para você é mais bonita.

Mais acima citamos a diferença de material das duas opções, saiba que ele interfere em muito mais do que a parte estética.

As cortinas são mais requintadas e delicadas, trazem mais beleza ao ambiente, mas ao mesmo tempo as persianas são mais fáceis de limpar e de cuidar. Quem tem criança prefere persianas, pois as cortinas sujam mais. Uma cortina provavelmente vai ter de ser retirada para lavar com frequência ao passo que uma persiana você passa um paninho e já resolve.

Outro ponto é qual estilo tem o seu quarto é um quarto mais clássico, mais requintado as cortinas combinam mais, agora se for um quarto mais informal, descontraído aqui cabe mais uma persiana.

Outro ponto durabilidade dependendo do material as persianas tendem a durar mais, persianas são mais práticas já as cortinas vencem no quesito aconchego.