Comprar imóvel novo ou usado? 10 Dicas Para Você

Anúncios

Se você está prestes a adquirir um imóvel e não sabe como comprar, ou, principalmente, se sua dúvida é comprar imóvel novo ou usado, esse artigo é para você. Vamos mostrar 10 dicas para você analisar na hora de realizar a compra e ter a certeza de que está fazendo a aquisição correta!

Comprar imóvel novo ou usado? 10 Dicas Para Você

Anúncios

Confira nossas dicas!

O imóvel é em condomínio? 

Se o imóvel for em condomínio, analise não somente ele, mas o local por completo. Um condomínio muito antigo requer maior manutenção do que condomínios mais recentes. 

A estrutura do condomínio também conta muito na hora de escolher o seu imóvel, pois, muitas vezes, por um investimento um pouco maior você terá maior estrutura para sua família. 

Anúncios

Analise a Planta da casa

Analisar a planta da casa é ter a certeza de que o espaço foi bem utilizado e que a estrutura é compatível com o local onde foi criado. Muitos imóveis feitos sem uma planta correta podem trazer problemas futuros para os moradores. Então, fazer essa análise é muito importante na hora de adquirir seu imóvel.

E isso vale para novos e usados. Veja sempre tudo com clareza para ter certeza de que está em um imóvel bem estruturado.

Como é a segurança do local?

Pensando em sua família, certamente que você vai querer um lugar seguro e que traga a certeza de que podem viver bem e melhor. 

Um imóvel que conta com uma boa segurança tem que ter câmeras, vigilância, proteções e tudo mais para que sua família esteja segura e tranquila na hora de morar. Com certeza é um item importante em imóveis novos e antigos.

Como está a conservação do imóvel?

Para imóveis usados e novos, ver a conservação é fundamental. Paredes, sistema elétrico, sistema de água e tudo mais que garanta que esteja conservado. Não adianta você pegar um imóvel que lhe traga um gasto imenso de reformas e, por fim, vai sair mais caro do que um novo. 

Esse item precisa ser bem avaliado. Em imóveis antigos, é ainda mais importante observar estes detalhes de conservação. 

Mas não se engane. Um imóvel novo deve ser bem construído. Olhe toda a estrutura antes de comprar. 

Qual a localização do imóvel?

O local onde foi construído é fundamental para sua escolha também. Tanto novos quanto usados. Você deve pensar o bairro onde foi construído, o terreno do imóvel, e tudo mais. A localização ajuda a saber sobre a valorização do imóvel e todas as questões que vão levar você a pensar se vale ou não adquirir determinado imóvel, seja novo ou seja usado. 

Qual o valor do imóvel?

O valor é um dos fatores fundamentais. Você deve pensar como vai caber no seu orçamento determinado imóvel. Seja ele novo ou usado, pense no valor que ele tem e se realmente é compatível com a sua renda. Muitas vezes o investimento de um novo pode ser bom dependendo dos valores e do financiamento que você conseguir adquirir. Então, analisar os valores será ideal para isso. Com certeza vai pesar muito em sua escolha. 

Qual a necessidade da sua família?

Esse ponto também vai fazer a diferença na hora de escolher. Qual a necessidade de sua família? O que você e os seus precisam de moradia? 

Um apartamento novo pode ser ideal para famílias menores. Enquanto uma casa antiga, grande, ser aquela que você precisa para uma família grande. 

Tamanho, espaço, localidade, tudo deve ser pensado em torno de necessidade e, assim, fazer a escolha. 

A documentação está correta?

Esse ponto é fundamental. Tanto imóveis novos quanto antigos devem estar regularizados. Pense na documentação, veja se está tudo correto. Se estiver, ok. Se tiver pendências, analise se vale a pena realmente adquirir para resolver. Imóveis irregulares podem ter muitos problemas e você nem conseguir resolver diante da lei. 

E isso se aplica a usados e novos. Cuidado com aquelas ofertas imperdíveis que você ficou sabendo. Se não tiver documentação, não caia nessa.

Qual será a forma de pagamento?

Como você vai pagar o imóvel? Parcelado, à vista? Seja como for, isso vai influenciar na sua escolha, pois, muitas vezes, diretamente com uma construtora, você consegue um financiamento melhor. Se tiver um valor para dar de entrada, ainda consegue melhores prestações para pagar. 

Ou seja, analisar o imóvel é muito importante. E o pagamento, mais ainda.

Como é o entorno do imóvel?

O que há em volta do lugar onde você vai morar vai trazer conforto para sua família? A área foi bem escolhida?
Muitos imóveis, novos e usados, foram construídos em lugares de difícil acesso. Existem lugares ideais para quem quer ficar longe de tudo, assim como lugares para quem quer proximidade. 

Então, verifique se seu imóvel tem, em volta dele, tudo que atenda suas necessidades.  

Assim, com essas dicas, será mais fácil escolher entre um novo e um usado, ou seja, você vai escolher aquele que realmente se adapta à sua realidade.