Morar em condomínio fechado: Descubra se vale a pena!

Anúncios

Morar em um condomínio fechado é um sonho para diversas pessoas que buscam mais segurança e opções de lazer para crianças e adultos.

Mas, nem todas as pessoas têm conhecimento de todos os benefícios, deveres e possuem dúvidas sobre o assunto.

Para te ajudar a descobrir se realmente vale a pena, é que fizemos esse conteúdo com todas as informações. Se quer saber se vale a pena morar em condomínio fechado, continue lendo que vamos te ajudar a descobrir!

Como funciona um condomínio fechado? 

Um condomínio fechado é um conjunto de residências e espaços de uso compartilhado com os moradores, visitantes e funcionários.

Além disso, ele também é um espaço que possui monitoramento interno e externo, garantindo a segurança dos moradores.

Outro ponto interessante é que as áreas de lazer são bem mais completas em comparação aos outros tipos de condomínios residenciais.

Alguns, por exemplo, oferecem áreas como pet place e espaço gourmet especial para as famílias poderem aproveitar o seu tempo de lazer sem precisar de grandes deslocamentos.

É bom morar em condomínio fechado?

Descubra agora quais são os benefícios de morar em condomínio fechado, e quais os bons motivos para optar por essa opção:

Maior segurança 

Por conta do acesso restrito, os condomínios fechados possuem uma maior segurança e privacidade.

Geralmente, os condomínios pedem uma autorização aos moradores para permitir a entrada dos visitantes, evitando que desconhecidos entrem no condomínio.

Além disso, alguns condomínios oferecem porteiros 24 horas por dia e câmeras de vigilância, o que aumenta ainda mais a segurança.

Qualidade de vida

Morar em um condomínio fechado aumenta e muito a sua qualidade de vida, já que oferece uma maior tranquilidade para todos os moradores.

Esses espaços fechados permitem que suas crianças possam se divertir fora de casa sem a necessidade de tanta preocupação com os perigos das ruas.

O que garante que as crianças tenham uma melhor infância, podendo brincar e se divertir com os colegas em um ambiente seguro, próximo de casa e tranquilo. 

É também uma ótima oportunidade de garantir qualidade de vida para idosos, adultos e adolescentes que podem fazer caminhadas no condomínio de manhã. Ou mesmo praticar outras atividades físicas. 

Boa estrutura

A estrutura de condomínios costuma ser projetada para garantir tudo que o morador pode precisar sem sair de casa. 

Por conta disso, eles podem oferecer academias, áreas de lazer gourmet, salões de festa, playground e até mesmo lavanderias e mercadinhos.

Isso é excelente para facilitar o seu dia a dia, de forma que todos aproveitem os benefícios.

Acesso à área de lazer 

Uma das maiores vantagens de morar em um condomínio fechado é o acesso a áreas de lazer, para todas as idades.

As piscinas são perfeitas para relaxar em dias quentes, e brincar com seus amigos e com a família.

As brinquedotecas, por outro lado, são especializadas para as crianças poderem brincar, ler e aprender em segurança.

O salão de festas é excelente para reunir toda a família e comemorar aniversários, datas importantes ou organizar um almoço.

Por outro lado, as áreas de esporte são mais dedicadas a incentivar os exercícios físicos dos moradores, trazendo mais bem-estar.

Entenda as regras para morar em condomínio

Para morar em condomínio, é preciso que você siga algumas pequenas regras definidas entre os moradores e pelo síndico. 

Algumas das básicas são:

  • Mantenha os pagamentos em dia.
  • Informe ao síndico qualquer tipo de obra na unidade.
  • Respeitar as normas de uso das áreas comuns.
  • Evitar ruídos excessivos em qualquer momento.
  • Respeitar a lei do silêncio nos horários estabelecidos.
  • Manter o cuidado dos seus animais de estimação.

Mas claro, é necessário pontuar que cada condômino possui suas próprias regras, por isso, você deve ficar atento. 

Quanto custa morar em um condomínio fechado? 

Não tem como saber um valor exato, já que isso pode variar um pouco conforme a localidade, tamanho e infraestrutura do condomínio.

Contudo, para ter uma noção melhor dos valores, entenda que as despesas envolvem IPTU, taxa de condomínio e os valores do aluguel ou financiamento.

Lembre-se de verificar quais despesas já estão inclusas, pensando que em alguns condomínios, água, luz e gás encanado já são incluídos.

Quais as desvantagens de um condomínio? 

Assim como qualquer outra coisa na vida, os condomínios podem apresentar algumas desvantagens.

Uma das desvantagens pode depender do seu estilo de vida, relacionando os custos com taxas e necessidade de cumprir regras.

Outra desvantagem é o fato de ter que lidar com outros moradores, que podem gerar conflitos dependendo ou não da boa convivência. 

Descobriu se realmente vale a pena morar em condomínio fechado? Aproveite as dicas para decidir se irá ou não optar por essa opção!

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Continue acompanhando outras páginas do site para mais informações sobre apartamentos. 

Quer uma ótima sugestão? Leia também o nosso conteúdo explicando sobre como manter o benheiro cheiroso