Como montar um closet aberto em casa: siga esse passo a passo

Anúncios

Mulher organizando roupas ao saber como montar um closet aberto.

Se você já pensou em ter um closet no seu quarto, que tal aprender como montar um closet aberto? Essa pode ser a solução ideal para sua demanda!

Anúncios

Atualmente, os closets estão ganhando muita versatilidade, assim como o restante da casa, inovando na parte dos projetos de arquitetura modernos.

E nem sempre é necessário reservar ou construir um grande cômodo somente para essa finalidade.

Se essas ideias te animam, continue lendo o nosso conteúdo para saber mais como criar seu closet e aproveitar o espaço da melhor forma! 

Anúncios

 

Por que optar por um closet aberto? 

Quando pensamos em um closet aberto, é normal imaginar um ambiente luxuoso. Mas saiba que nem sempre é necessário fazer um projeto caro.

Geralmente, um closet necessita de um cômodo diferente, mas um closet aberto pode ser ser feito em diversos locais, que haja um espaço disponível. 

Nesse design, as peças ficam expostas e visíveis, criando um ambiente mais bonito e estiloso.

Portanto, ele é composto por peças como prateleiras, nichos e varões para pendurar roupas. Sempre organizado de forma harmoniosa e com uma funcionalidade bem maior.

Dessa forma, é uma opção mais versátil, barata e prática de ser feita em casa.

 

Como montar um closet aberto? 

O closet é um espaço reservado para a organização das peças de roupa, sapatos, acessórios e jóias, por exemplo.

Ele é diferente de um guarda-roupa comum porque é um conjunto de móveis que ocupa esse espaço da casa reservado para isso.

A seguir, veja um passo a passo de como montar um closet aberto.

Defina o local adequado

Para montar um closet na sua casa, você precisa ter um espaço adequado. Podendo até ser em outro quarto.

Caso você esteja construindo, já pode reservar um espaço junto ao seu quarto, com uma entrada para o closet.

Mas lembre-se que pode ser também um outro espaço, variando de acordo com a sua residência. A criatividade pode ser aproveitada nesse momento! 

Ao definir o local certo, continue com as outras etapas. 

Confira as dimensões 

O tamanho pode variar de acordo com a sua necessidade, pensando em quantas peças serão guardadas nesse lugar.

Também é necessário definir se o closet será utilizado somente por você ou por mais pessoas para escolher o tamanho.

Dessa forma, confira esses dois pontos importantes e procure definir as dimensões adequadas para sua demanda. 

Mulher ao descobrir como montar um closet aberto e organizar peças.

Escolha o layout e design de organização 

Ao definir o tamanho do ambiente onde será feito, você pode selecionar o melhor layout de acordo com o seu gosto, entre armários prontos, modulares ou de marcenaria.

Se você pensa em ter um closet aberto em um cômodo inteiro, é possível ocupar mais espaço, sendo composto por cômodas, prateleiras e araras.

Existem diversos modelos de closet, e a melhor opção é a que combina mais com você, e que possa manter todos os seus itens bem armazenados. 

Contudo, se tiver dúvidas para a escolha, contando com a ajuda de um design de interiores você garante uma melhor combinação.

Não se esqueça da iluminação

Poucos sabem, mas certas iluminações podem fazer as roupas perderem a durabilidade e até mesmo as cores.

Então a luz é uma parte importante para se pensar em como montar um closet aberto, pois ela deve ser mais fraca para evitar erros.

Luzes muito fortes esquentam o ambiente, podendo ser ainda mais prejudiciais, por conta do desbotamento e encolhimento das roupas.

Nesse caso, opte por uma mais fraca, em alguns casos, pode ser escolhido luzes de LED para a iluminação das peças por dentro do móvel, ou em seu entorno.

Confira sua circulação no local 

Atente-se à circulação na área em que você fará seu closet, garantindo que seja possível circular pelo espaço de forma confortável. 

Nesse sentido, não se esqueça que na correria do dia a dia, você precisará alcançar roupas, calçados e acessórios de forma rápida, sem empecilhos. 

Além disso, considere todos os itens que estão ao redor do seu closet, como janelas, portas, interruptores e tomadas. Busque entender se o seu closet não irá comprometer o uso desses itens. 

Use itens de organização 

Caixas organizadoras, araras e prateleiras são uma boa aposta para se organizar. Por isso, separe essas opções na hora de planejar como montar um closet aberto. 

Do mesmo modo, alguns closets possuem gavetas com chaves para guardar itens mais valiosos sem risco.

Você pode, por exemplo, utilizar os sapatos em prateleiras, deixando-os expostos para que a escolha seja mais fácil no cotidiano.

E o mesmo acontece com as roupas em araras, estando visíveis é possível ter uma melhor visão do que está disponível. 

Decore o espaço

Uma boa opção para deixar seu closet ainda mais bonito é a decoração, podendo ser feita de acordo com o seu estilo.

No caso da decoração de um closet, não se deve ter tantas coisas para que ele não fique sobrecarregado.

Mas a utilização de tapetes e pequenos objetos decorativos pode ser uma boa opção para que o ambiente fique com um aspecto bonito e sofisticado.

Crie um sistema de organização 

Um sistema de organização pode parecer bobo, mas quando posto em prática, pode ser a melhor opção para que não se perca roupa alguma.

Por esse motivo, por mais que seja um processo chato, deve ser feito antes mesmo de se colocar as primeiras roupas. Uma dica é optar pela separação por cores ou por tipos de peças.

Assim, quando você precisar de uma roupa com maior urgência você já vai saber exatamente onde procurá-la.

pessoa limpando o próprio closet.

Quais as desvantagens de um closet aberto? 

Agora você já sabe como montar um closet aberto. Mas há detalhes que precisam ser levados em consideração.  Afinal, assim como há vantagens, é preciso considerar as desvantagens desse tipo de espaço. 

Uma das primeiras desvantagens de se ter um closet aberto é a necessidade de limpeza recorrente, pois a estrutura pode acumular sujeira facilmente.

Assim como os móveis, as roupas podem também acumular sujeira, necessitando de um maior número de lavagens para que continuem limpas.

Do mesmo modo, se você não tiver cuidado com a organização, toda a bagunça ficará claramente exposta. O que pode gerar certo incômodo.

Sendo assim, é necessário que haja organização e limpeza no seu espaço de closet de forma recorrente.

 

Você prefere um closet aberto ou um closet tradicional? Conte para nós qual você acha que vale mais a pena! 

Abuse das dicas para montar o closet aberto da melhor forma possível. E continue acompanhando o site para saber mais dicas, leia também sobre a área construída de imóvel!