Como criar um quarto moderno: siga as melhores dicas e renove seu ambiente

Anúncios

 

Quarto bem decorado após descobrir como criar um quarto modernoQuando queremos renovar um quarto e trazer a modernidade para ele, vem a dúvida de como criar um quarto moderno. E agora nós vamos te ajudar nisso.

Anúncios

Pois saiba que não é tão difícil de ser decorado, sendo possível garantir a funcionalidade, simplicidade e organização do espaço.

O estilo moderno, chama bastante atenção desde que começou a ser utilizado pelos arquitetos. Inclusive, ele se baseia na funcionalidade dos ambientes.

Então, se você ficou curioso em saber como transformar seu quarto, continue lendo e saiba as melhores dicas para construir o clima moderno!

Anúncios

 

Afinal, como criar um quarto moderno? 

Quando pensamos no estilo moderno, é comum associar ao uso de materiais tradicionais como concreto e madeira.

Esses materiais são considerados pesados, e bem difíceis de serem trabalhados em grandes construções, com cortes que permitam padrões arredondados.

Mas quem brilha, com certeza, nesse tipo de ambiente é a linha reta, tão utilizada em diversas direções garantindo um desenho simplificado.

A simplicidade é uma das palavras que definem o estilo que busca conforto em um ambiente com formas facilmente obtidas.

E quando se fala em estilo moderno, pode-se escolher os aspectos que mais o definem, falando em mobiliária e decoração, disposição e quantidade de elementos.

Iluminação estratégica 

O primeiro passo de como criar um quarto moderno é apostar na luminosidade, seja de forma natural ou artificial, para que o ambiente fique bem iluminado.

Um espaço luminoso é imprescindível em um quarto moderno. Por isso, opte também por cortinas mais leves e claras.

Além disso, uma dica valiosa é dispor de muitos pontos de luz, sendo em lugares como o teto, luminárias de mesa, velas e LED.

Todas essas iluminações têm maior eficiência energética e longa vida útil, por isso, são escolhas prudentes e modernas.

Use a criatividade para reaproveitar objetos

A reutilização e reciclagem de objetos decorativos é um uma prática sustentável e econômica.

Itens como caixotes de madeira são transformados em nichos ou mesinhas de cabeceira, e uma antiga escada pode ganhar uma função nova como uma estante.

Desse modo, a criatividade entra em ação, e objetos que pareciam ter alcançado o final de sua vida útil podem se tornar novas peças.

Sendo assim, a reutilização junto a criatividade e o trabalho manual podem criar elementos muito bonitos em meio a tudo.

Espaço claro, arejado e elegante com dicas de como criar um quarto moderno.

Opte por cores claras

Sem dúvidas, a seleção de cores tem um papel significativo na sensação de modernidade de um quarto.

Nesse sentido, optar por tons neutros, como cinza, branco e bege, oferecendo uma base sólida e contemporânea.

A dica é introduzir toques de cor com itens menores e mais em conta, como almofadas e quadros.

Além disso, uma boa opção é a escolha de uma parede de destaque, pintá-la com uma cor vibrante ou aplicar um papel de parede estampado dando mais ênfase.

Escolha bem objetos decorativos

A escolha certa de acessórios é o melhor caminho para injetar a modernidade em um quarto.

Os elementos decorativos, como espelhos de formatos não tradicionais, tapetes com texturas ou padrões geométricos com plantas ao redor, são bons exemplos.

Eles proporcionam uma boa renovada por um preço mais acessível, e que faz a diferença na decoração.

Desse modo, você pode apostar em um quadro de arte ou em pequenos quadros para criar um ponto focal interessante no quarto.

Atenção na escolha de tecidos 

Assim como você deve ter atenção na escolha de várias coisas, um dos elementos que você deve focar é nos tecidos.

Uma boa opção é alterar os têxteis do quarto, sendo uma forma de conquistar uma aparência moderna e sem necessidade de fugir do orçamento.

As roupas de cama, cortinas e almofadas em tecidos com estampas mais atuais ou de cores sólidas podem mudar a sensação do quarto.

A adição de uma manta colorida sobre a cama ou no uso de cortinas que vão do teto ao chão também são estratégias promovendo um efeito dramático e contemporâneo.

Há diferenças entre decoração moderna e contemporânea? 

Muita gente acaba confundindo a decoração moderna com a contemporânea, mas vamos te explicar melhor quais as diferenças entre as duas!

Você pode acabar definindo qual estilo mais combina com você, e com o estilo que você quer aderir na sua casa.

A decoração contemporânea é aquela que reproduz o estilo atual com elementos que estão presentes, sendo ou não modernos.

Já a decoração moderna se baseia em um estilo que nunca sai de moda, ou seja, atemporal e que preza pela praticidade e funcionalidade.

Os quartos modernos comumente possuem uma decoração bem elaborada, porém bem mais simples facilitando as atividades diárias.

Espaço claro e bem decorado com dicas de como criar um quarto moderno.

Dicas para criar um quarto moderno na sua casa 

Agora que você já sabe a diferença entre moderno e contemporâneo, continue lendo para saber mais algumas dicas para como criar um quarto moderno na sua casa.

Em primeiro lugar, é importante que você defina bem se você quer que aquele quarto esteja inserido nesse clima moderno.

E se sim, faça as mudanças necessárias para isso, uma boa ideia para saber se você vai gostar daquele tipo de decoração é utilizando as ferramentas disponíveis com a tecnologia.

Quarto de casal moderno 

Pensando em um quarto de casal moderno, a primeira coisa que você pensa é em mais neutralidade, que é o mais compatível com ambos os gostos.

Por esse motivo, os quartos de casais modernos tendem realmente a possuir cores mais neutras e claras, utilizando papéis de parede também imparciais.

Porque para iniciar uma decoração é necessário que ambos gostem de uma paleta, e também gostem dos mesmos estilos de móveis e objetos decorativos.

Uma coisa que deve ser ressaltada é que em uma decoração moderna, não é obrigatório que tudo se combine, podendo sim colocar o gosto de ambos no ambiente.

Quartos femininos 

Enquanto isso, no quarto feminino moderno, é mais comum pensar em tons de rosa e lilás, que são cores consideradas mais femininas, mas isso não é uma regra.

Sendo assim, na hora da elaboração, é necessário que se pense primeiramente no estilo: se é mais clássico ou se optaria por algo mais descontraído e divertido.

Caso ela não dispense o clássico, a decoração rosa é deixada normalmente em detalhes decorativos, como jogos de cama, nichos, colchões e demais objetos e o cinza prevalece.

Já se ela gosta de algo mais divertido, muitas vezes os quartos são feitos nas cores preta e branca, ou mesmo tons mais escuros.

Nessa opção, os detalhes fazem grande diferença, em um tom mais delicado, então, atenção à escolha.

Uma outra coisa interessante é a escolha do papel de parede, com uma estampa mais delicada dando um toque especial na decoração.

Quartos masculinos

Agora, já nos quartos masculinos modernos, o azul é mais pensado com um clichê. Logo, os tons escuros são mais presentes, como as paredes pintadas de preto, ou azul escuro.

Mas é importante que o uso seja cuidadoso, para que o ambiente não fique sobrecarregado e com a sensação de ser menor do que realmente é.

Para a decoração, é interessante o uso de quadros divertidos, luminárias e detalhes com madeira, trazendo uma sensação de aconchego.

 

Agora que você já sabe como criar um quarto moderno, pode aderir esse estilo a sua casa de forma simples.

A decoração moderna é uma grande tendência para 2024, que pode ser colocada em prática por quem gosta desse estilo.

Então, esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo, continue acessando o site para saber mais dicas de decoração como essas!

Leia também esse conteúdo sobre como montar um closet aberto em casa, e acompanhe o site!