Como conferir a sua parede: Aprenda como tirar o prumo da sua parede

Anúncios

Se você deseja construir e tem medo que a parede fique fora do esquadro, não se preocupe nós vamos te ajudar explicando bem o processo de verificação e dar dicas de Como conferir a sua parede para evitar transtornos.

A parede é a principal parte de uma construção, é super importante que seja bem planejada e realizada por profissionais qualificados, evitando assim riscos de desabamentos e rachaduras. Junto com as paredes vem a segurança das pessoas.

Anúncios

parede fora de esquadro

O que é uma parede fora de esquadro?

A parede fora de esquadro é a que possui algum erro, seja no assentamento, seja um defeito nos tijolos, no popular é aquela parede que ficou torta. Ao se fazer uma obra é imprescindível um profissional qualificado para fazer a demarcação e o projeto, mas até o mais experiente dos pedreiros pode cometer erros.

Para evitar o desalinhamento das paredes e teto existem medidores como linha, nível, prumo e esquadro que ajudam na medição e impedem que isso aconteça. Uma parede fora do esquadro prejudica toda obra e pode causar graves problemas, por isso a importância do cuidado nesta parte da obra.

Anúncios

Como saber se a parede está no esquadro

Toda construção independente do porte e tipo precisa seguir quatro passos essenciais para verificação.

Passo 1 –  Esquadro: Instrumento de desenho que serve para criar ângulos e construir cômodos. Existe a possibilidade a laser deixando os traços mais certos e precisos, tem a função de ajustar os encontros das paredes, alinhar os ângulos, para que eles se encontrem nas extremidades.

Passo 2 – Alinhamento: É um modo de unir pontos, ou objetos em linha com direção e sentido definidos, quanto ao tamanho pode variar, existe também a possibilidade de alinhamento a laser sendo mais preciso que o normal, pode ser usado desde a marcação do alicerce.

Passo 3 – Nível: É a ligação de dois pontos em um plano horizontal em relação a outro ponto ou plano que tenha sido escolhido como referência, ele pode ser medido através de uma mangueira. Existe também o nível a laser, o nível é utilizado em todas as partes da obra.

Passo 4 –  Prumo: funciona por gravidade capaz de manter a perpendicularidade do objeto, serve para desenhar uma linha vertical em qualquer ponto da edificação.

Parede ficou torta o que fazer?

A primeira opção é chamar um bom profissional e refazer (método caro), então a maioria das pessoas tenta sanar o problema seja ajustando os tijolos e argamassae ir corrigindo a angulação fora de esquadro, para evitar atrasar a obra.

Outra forma é usar calços ao longo da parede para ajudar a regular na hora de aplicar o reboco e o acabamento. O ideia é fazer a parede reta pelos calços e usá-los para delimitar a aplicação de emboço e reboco.

Outra dica é usar móveis para tapar, espelhos e objetos, pois gasta menos material, mas não é aconselhável pois isso apenas mascararia o problema. De todas as opções a mais segura é refazer mesmo sendo a mais cara, devido a segurança, uma parede mal feita pode rachar, desabar.

Como conferir uma parede se está no prumo: veja o passo a passo

Conferir se uma parede está no prumo é conferir se ela está reta em conforme com as normas. Esquadro é uma técnica muito importante que evita muita dor de cabeça, é simples de ser aplicado. Abaixo um passo a passo:

O prumo é um fio provido de um peso na extremidade, o primeiro passo para se usar um prumo é o alinhamento, verificar se ele está na mesma linha da madeira. Passo 1: Comece a levantar a parede.

Passo 2: Encoste a parte de madeira do prumo na parte de cima da parede  e estique o fio até embaixo, a parte de ferro não encosta e não fica afastada, ela precisa ficar pareada.

Passo 3: Depois de verificar, o ideal é o prumo ficar reto. Qualquer curva já demonstra que a parede é irregular.

Em caso de dúvidas basta assistir o vídeo abaixo.