Cartão Construcard da Caixa: Empréstimo do governo para quem quer construir

Para quem tem interesse em construir a casa própria ou reformar e está sem dinheiro suficiente, o cartão construcard da caixa pode ser uma boa saída. Com intuito de funcionar como um cartão de crédito normal, o cartão permite que a pessoa possa pagar reformas e construções com o limite do cartão.

anúncios

Construir a casa própria ou reformar é o sonho de muita gente, mas nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso investir tempo e dinheiro e ter muita paciência. Planejamento é essencial para evitar surpresas inesperadas e desagradáveis, principalmente na área financeira uma obra pode extrapolar o orçamento. Tenha cuidado!

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre esse cartão é obter informações de como ele funciona, ficar por dentro das suas principais características esse artigo vai te auxiliar na obtenção de informações sobre o tema.

Cartão Construcard da Caixa

anúncios

Recomendações

Recomendamos esse cartão da Caixa chamado Construcard para quem está com pouco dinheiro, mas deseja reformar ou construir e está em busca de uma ajuda financeira. O cartão é como se fosse um empréstimo ou financiamento onde a Caixa paga o valor total da obra e você paga o valor com juros e correções em pequenas parcelas.

anúncios

Prós:

O Construcard possui muitos benefícios bem interessante que ajudam muito a quem precisa de apoio financeira na hora de construir.

Pode parcelar
Os prazos são flexíveis podendo chegar até 240 meses para clientes que apresentarem garantia real à operação (alienação de bem imóvel ou caução de aplicação financeira).
Possibilidade de Desbloquear e consultar saldo e extrato de compras do seu cartão Construcard no Atendimento Cartão Construcard pela internet Aplicativo Construcard (disponível para iOS e Android). 
Com a apresentação de garantia você tem condições especiais

 (alienação fiduciária de bem imóvel, caução de aplicações financeiras e/ou alienação fiduciária de veículos) 

As compras são feitas por meio de um cartão personalizado, em lojas credenciadas e as prestações são debitadas direto na sua conta-corrente

Contra

Só pode ser utilizado para reforma ou construção, portanto tem uso limitado
Prazo determinado
Juros
Impossibilidade de pagar mão de obra, arquitetos e móveis não planejados

Principais informações sobre o Cartão

O cartão Construcard possui duas fases explicada na tabela abaixo e através dessas fases que se dá todo o processo de utilização do cartão. Um resumo da operação é que o cartão funciona como se fosse um financiamento da construção.

Utilização É a fase em que ocorrem as compras de materiais, o construcard é utilizado nas lojas como um cartão de crédito comum, uma quantia é disponibilizada e usada no período de compras que dura cerca de 2 a 6 meses.

Em um primeiro momento quem tem o cartão só paga os juros dos produtos, o saldo devedor só é pago mais tarde.

Amortização A segunda fase é a de quitação da dívida é feita quando as compras acabam (todo prazo para pagamento é determinado com antecedência.)

 Nesse tipo de cartão se usa a tabela de Price onde os valores são predeterminados e fixos tudo é feito com antecedência a pessoa já sabe quanto vai pagar e as parcelas não mudam, nem aumentam. 

O valor da parcela é descontada por mês da conta corrente do cliente. O cliente precisa oferecer uma garantia ao banco seja um carro, casa para garantir o pagamento da dívida. A pessoa tem um prazo de até 240 meses para pagar e as taxas de juros são a partir de 2,5% ao mês.

Como solicitar o Cartão

Para que a pessoa consiga solicitar o cartão são necessários alguns requisitos:

anúncios
Maior de 18 anos ou emancipado
Possuir uma conta corrente na Caixa
Ser aprovado nas avaliações de cadastro e de risco de crédito

Quando a pessoa se encaixa nos requisitos acima descritos na tabela, basta que ela se dirija a uma agência da Caixa com os documentos necessários. 

Documentos esses que são: 

Identidade
CPF
Comprovante de Renda Atualizado
Documentos da garantia, se for o caso
Documentos da garantia, se for o caso
Quando o imóvel é de terceiros, basta uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida e um comprovante da propriedade.
Comprovante de Residência

Depois de levar os documentos a agência o banco vai realizar uma pesquisa cadastral para ver a veracidade dos dados é feita uma análise de risco para ver se você está apto a participar do programa.

Só depois de verificar todos os dados com cautela é enviada uma resposta, caso o banco aprove a pessoa já pode assinar o contrato e esperar em casa que o cartão vai chegar no endereço fornecido, aí é só desbloquear e usar.

Benefícios exclusivos do Cartão

Além de ser um cartão exclusivo para obras e reformas característica não comum a outros, pode ser utilizado em várias lojas parceiras. Um outro benefício é que ele funciona como uma cartão normal então você pode comprar normalmente até o valor estabelecido e só paga depois.

Tarifas do Cartão 

Ao utilizar o cartão a pessoa ganha um crédito predeterminado para utilizar em construções e reformas que varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, o valor depositado no cartão. 

Você pode pagar o valor total em até 240 parcelas, é cobrado uma taxa de juros que vem embutida nas parcelas de cerca de 2,5% podendo ser maior em alguns casos.

Canais de Atendimento

De segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 14h

0800 001 2100 (demais localidades)

3004-2100 (capitais e regiões metropolitanas);

Nota do aplicativo

Android 3,6

Ios 1,6

Aplicativo do  cartão

O aplicativo é diferente de acordo com o tipo de dispositivo para Android ele não é tão ruim e a sua nota é um pouco mais alta 3,6 e apesar das reclamações e não ser completo dá para fazer algumas operações.

Agora quando aparelho é IOS alguns clientes dizem que nem vale a pena usar, que é bem ineficiente, trava sempre, acontece vários erros, existem relatos de dificuldade de fazer os pagamentos e operações mais simples. Bom de acordo com usuários não vale a pena utilizar o aplicativo do cartão

Satisfação dos clientes e atendimento

Quanto ao cartão e a sua ideia os clientes se dizem satisfeitos, em tese ele cumpre o que promete e ajuda bem quem precisa de ajuda para obras e reformas. Agora quanto ao aplicativo os clientes se dizem insatisfeitos e cobram melhorias, até porque apps ajudam a facilitar a vida a resolver tudo online.

Quanto a lojas parceiras existem algumas reclamações em relação a quantia de lojas não são todas que aceitam, mas de acordo com quem utiliza não é tão relevante dá sim para realizar as compras em outra que seja parceira.

Cartão vale a pena?

O cartão vale muito a pena para quem precisa de fazer uma obra ou construção, mas não tem o recurso suficiente, para quem tem urgência de construir, em muitos casos é a única chance de uma pessoa conseguir realizar o sonho da casa própria, dá a opção de parcelar em várias parcelas que possuem juros que são considerados baixos se for olhar o mercado. 

Agora é preciso ter em mente que não é toda loja que aceita, não dá para pagar arquiteto, móveis não planejados. Saiba como você deseja utilizar o cartão, onde quer o utilizar, para que faça todo um planejamento para não ter surpresas, veja se vale á pena pagar os juros, se pode esperar, para então decidir se deseja fazer um Construcard.