Bonsai na sua decoração: Tudo Sobre Árvores em Miniatura

Você já reparou como que trazer a natureza para dentro de sua casa pode ser uma boa ideia de decoração e de harmonização do ambiente? Existem várias formas para que você possa fazer isso e uma das mais conhecidas e mais interessantes é através de uma técnica milenar, o bonsai. 

anúncios

Com ele, você tem uma árvore em miniatura que não vai ocupar espaço e que pode ser usada para decorar qualquer ambiente sem distinção. Por causa disso, reunimos algumas informações sobre esta técnica de cultivo e como cuidar de um bonsai na sua casa. 

Bonsai na sua decoração: Tudo Sobre Árvores em Miniatura

Confira nosso texto até o final e conheça mais sobre os bonsais e tudo que esta planta pode trazer para seu lar. 

anúncios

O que é uma planta bonsai e o que ela representa?

O bonsai é uma técnica milenar que é usada para transformar árvores em miniaturas. Com isso, você pode ter diversas espécies de frutas e flores em sua casa, sendo uma mini árvore que tem todas as características de uma árvore de tamanho completo. 

anúncios

A técnica significa “árvore no vaso” ou “árvore na bandeja”. O termo vem do japonês e se espalhou por todo o mundo, sendo sempre uma das preferidas para quem ter uma pequena árvore dentro de sua casa. 

Como surgiu o bonsai e quanto tempo ele dura?

Apesar de ser conhecida com uma técnica japonesa e ter sido aperfeiçoada por eles, a antiga técnica do bonsai é remota ao século III a.C., na China. Entretanto, foram os japoneses que espalharam pelo mundo essa linda técnica de mini árvores no vaso. 

E isso se deu porque os bonsais eram vistos como símbolo de riqueza. As classes mais altas eram aquelas que podiam ter o bonsai em suas casas, fazendo com que mostrasse seu poder financeiro. 

Mas, com o tempo, ela se popularizou e se espalhou pelo mundo. Isso porque o bonsai é uma técnica sensacional. Por miniaturizar árvores, são usadas como enfeites que podem estar em espaços comerciais ou domésticos. 

São plantas que duram por muitos anos e, se você souber cuidar, você terá o bonsai sempre belo na sua casa. Existem exemplares milenares na China e no Japão, que já passaram pelas mãos de muitos artesãos. 

Qual o melhor bonsai para quem nunca teve?

Se você está iniciando na arte do bonsai, a melhor planta para que você tenha na sua casa é o Ficus. Isso porque esta planta é resistente e vai dar menos trabalho para que você conheça melhor as técnicas e cuidados que precisa ter com a plantinha. 

Além disso, acaba sendo uma planta mais barata e que é bela, fazendo com que se torne um belo enfeite para todos os lugares. 

anúncios

Mas, se preferir, existem diversos tipos de plantas que são feitas para quem está começando e quer ter um belo enfeite. 

Como fazer bonsai

Você pode cultivar seu bonsai em casa, mas, para isso, deve aprender todas as técnicas para cuidar das raízes e das folhas de forma que elas fiquem como você quer. 

Entretanto, se você quer fazer o seu em casa, pode comprar um pré-bonsai, que é um bonsai que já foi tratado como muda e que precisa de cuidados diferenciados, colocar em um vaso com uma tela de drenagem e substrato, e plantar sua mini árvore. 

A partir de então, você deverá cuidar para que sua árvore continue crescendo e se desenvolvendo. Para que ela fique sempre firme, borrife enraizador uma vez por semana no vaso e regue diariamente, além de fazer as podas e cuidar para que pegue o tempo certo de sol e de sombra. 

Tendo os cuidados corretos, seu bonsai estará vivo por muito mais tempo e você terá a linda árvore para enfeitar seu lar. 

Como cuidar de seu bonsai

Os cuidados de seu bonsai incluem, principalmente, três pontos importantes: tempo de sol, água e podas. Se fizer isso bem, sua planta vai durar sempre bela e forte. 

Para cada espécie de planta, você deve ter um tempo de sol diferenciado. Então, de acordo com a espécie que você escolheu, pesquise quantas horas de sol ela precisa. 

Em relação a água, você deve ter o cuidado de fazer com que ela seja regada diariamente, de forma que, assim, sua planta tenha a água própria para crescer. 

E nas podas, tenha um bom material de corte, como facas, alicates ou tesouras. Ao fazer a poda, sua planta será estimulada a brotar mais. Isso faz com que seu bonsai viva mais tempo e mais belo. 

E, com essas dicas, você terá uma linda planta por muitos anos na sua casa, aproveitando a beleza de seu bonsai. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando e descubra mais sobre decoração para seu lar.