Absorventes gratuitos pelo SUS: Saiba como obter o seu

Anúncios

Ainda hoje, em 2024, muitas mulheres enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene menstrual, como absorventes, devido ao custo que ele oferece. 

Este é um problema especialmente para aquelas em situação de baixa renda. Por isso, para enfrentar essa questão, o Governo Federal implementou, em janeiro de 2024, o Programa Dignidade Menstrual. 

Esse programa tem como objetivo assegurar o acesso gratuito a absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Acompanhe nossa matéria para saber como conseguir absorventes gratuitos pelo SUS.

Como conseguir absorventes pelo SUS? 

O acesso ao item de higiene está disponível nas unidades credenciadas do Farmácia Popular para brasileiras ou estrangeiras que residem no Brasil.

Assim, para retirar o absorvente, é necessário dirigir-se a uma unidade credenciada do Farmácia Popular.

Desse modo, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com o número do CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’. 

Essa autorização pode ser em formato digital ou impresso e deve ser gerada por meio do aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. 

Para menores de 16 anos, a aquisição deve ser realizada por um responsável legal.

Pessoas em situação de rua também podem buscar assistência em Centros de Referência da Assistência Social (Cras e Creas), Centros POP, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.

Conheça a iniciativa e seus objetivos 

A iniciativa Dignidade Menstrual, lançada em janeiro de 2024 pelo Governo Federal, visa garantir o acesso universal e gratuito a absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

A falta de acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes, é um problema que afeta milhões de pessoas no Brasil, principalmente as de baixa renda. 

Essa situação, conhecida como pobreza menstrual, tem graves consequências na saúde física e mental, na educação e na dignidade das mulheres.

Por isso, o programa tem como objetivo combater a pobreza menstrual, eliminando as barreiras de acesso a produtos de higiene menstrual.

E claro, garantir que todas as pessoas tenham condições de cuidar de sua saúde e higiene durante a menstruação.

Ou seja, isso promove a saúde e o bem-estar, reduzindo o risco de infecções ginecológicas e urinárias. Ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental das mulheres.

O programa acontece através do SUS e a distribuição é realizada pelas farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular.

A iniciativa Dignidade Menstrual é um compromisso do Governo Federal com a saúde, a educação e a igualdade de gênero.

Quem tem direito ao benefício? 

O programa Dignidade Menstrual garante o acesso gratuito a absorventes gratuitos pelo SUS para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

Para ter direito ao benefício, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter entre 10 e 49 anos de idade;
  • Mulheres em situação de rua: Sem limite de renda;
  • Mulheres em Vulnerabilidade social extrema: Renda familiar mensal per capita de até R$ 218,00;
  • Estudante da rede pública de ensino: Renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Como faço para conseguir absorventes pelo SUS? 

Agora que você já conhece o programa para distribuir absorventes de graça pelo SUS, é importante que você saiba qual o caminho tomar para que tenha acesso a este benefício. 

Lembrando que é necessário que você cumpra os requisitos apresentados acima para que, assim, tenha direito ao benefício pelo SUS. 

Veja como conseguir os absorventes de graça pelo SUS:

Emita a autorização no Meu SUS Digital 

Baixe o aplicativo Meu SUS Digital e acesse o programa Dignidade Menstrual.

Para isso, abra o aplicativo Meu SUS Digital. Na tela inicial, procure pelo banner do programa “Dignidade Menstrual”. Clique no banner para acessar a página do programa.

Agora, preencha o formulário de autorização. Informe seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF, endereço e telefone.

Responda às perguntas sobre sua situação social e econômica e anexe os documentos necessários. Revise e envie o formulário.

Reúna a documentação 

Para que você tenha acesso ao programa, você deve apresentar os seguintes documentos: 

  • Documento de identidade com foto: RG, CNH, carteira de trabalho, etc.;
  • CPF: Número do Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de renda: Holerite, contracheque, declaração de renda, etc. (se for estudante, apresentar declaração de matrícula);
  • Comprovante de endereço: Conta de luz, água, telefone, etc. (se for estudante, apresentar declaração de residência).

Lembrando que é fundamental estar inscrito do CadÚnico para ter acesso ao programa. 

Procure a Farmácia Popular mais próxima

Encontre a farmácia que participa do programa Farmácia Popular mais próxima de você. Em geral, elas possuem um adesivo identificando a participação no programa.

Apresente a autorização e a documentação na farmácia. A autorização pode ser digital ou impressa. Junto, leve o documento de identidade, CPF e comprovante de renda.

Por fim, retire os absorventes gratuitamente pelo SUS.

Quer saber quais são as farmácias que são credenciadas com o programa? Clique aqui e tenha a lista de todas diretamente do site do governo federal. Basta preencher com seu estado e município. 

 

Gostou de saber como conseguir absorventes gratuitos pelo SUS? Aproveite este benefício e solicite os seus. E veja mais dicas em nosso site.