Veja 5 maneiras de deixar sua casa sustentável

Ter uma casa sustentável é uma prática muito bacana que vale muito a pena ser levada a sério, neste artigo vamos mostrar 5 maneiras de deixar a sua casa sustentável.

anúncios

Cada vez mais o mundo pede por medidas sustentáveis e que fazem bem ao meio ambiente, muito lixo é produzido e jogado de maneira irregular, fora que os recursos naturais estão cada vez mais escassos com tanto consumismo e poluição.

Veja 5 maneiras de deixar sua casa sustentável

Se você tem interesse em ter uma casa amiga do meio ambiente, que além de ser sustentável, seja econômica e economize energia, não deixe de acompanhar nosso artigo e ficar por dentro de dicas super especiais que vão te ajudar muito no dia a dia.

anúncios

Repense as suas atitudes

É normal sermos consumistas, o sistema capitalista nos induz ao consumo e a necessidade de comprar, vamos no impulso adquirindo coisas sem necessidade é do qual nem precisamos, logo o primeiro passo para se ter uma casa sustentável é: Eu preciso disso mesmo. isso é realmente necessário?

anúncios

Outro passo é esvaziar seu guarda roupa, desapegue do que você não usa, faça doações ou venda baratinho para pessoas próximas, evite acumular coisas sem utilidades, elas só servem para amontoar e bagunçar a sua casa.

Recuse matéria prima prejudicial a natureza

O primeiro passo foi dado, você desfez das coisas que não usava mais, o segundo passo é decorar a sua casa, a escolha dos móveis é muito importante, mas é preciso cuidado, evite móveis com matéria prima de plástico, derivados do petróleo.

Busque por objetos que sejam biodegradáveis, restaurados ou que tenham passado por reciclagem, busque por matéria prima que seja amiga do meio ambiente.

Outro ponto interessante é valorizar a produção local e artesanal de artigos decorativos, ou até mesmo você fazer os seus próprios produtos.

Reduza

Aqui a palavra chave é prudência, antes de comprar uma coisa pense eu estou precisando disto, é realmente necessário, você não deve deixar de ter o que gosta, mas deve ter equilíbrio, buscar consumir coisas mais sustentáveis, busque por produtos de boa qualidade e duráveis, evite os descartáveis que contribuem demais para poluição do planeta.

anúncios

As lâmpadas Led são uma boa opção na hora da iluminação por serem econômicas e gastarem menos energia, sempre pesquise o consumo dos eletrodomésticos busque atentar a esses pequenos detalhes que fazem toda diferença para quem deseja uma casa sustentável.

Reutilize

Reutilize, recicle reinvente, enquanto você puder usar alguma coisa tire o melhor que ela pode oferecer, evite se desfazer de produtos novos, é normal ter pessoas que enjoam das coisa, mas tem como renovar as peças e trazer vida nova sem se desfazer.

Aqui a ideia é pintar de uma cor diferente, fazer um detalhe, complementar, outro ponto é dê nova função as coisas, busque aproveitar sempre o que você tem em casa para fazer diy e criar novas peças.

Outro detalhe importante é que quando for comprar qualquer coisa para decoração compre peças que sejam fruto de reciclagem reutilização, dê força a esse comércio tão especial.

Recicle

Busque fazer reciclagem em casa, adote a coleta seletiva com intuito de encaminhar o seu lixo para um local próprio onde papéis e plásticos vão poder ganhar nova vida, esses materiais demoram anos para se decompor, logo quando você dá a eles vida nova está ajudando a diminuir a quantidade de lixo no planeta.

Sempre busque ter em casa artigos feitos de reciclagem, valorize essa técnica e faça você também na sua casa, hoje em dia tem vários vídeos ensinando peças incríveis feitas de reciclagem super fáceis de fazer, aqui mesmo no nosso site sempre tem várias dicas na área.