Está Construindo Sua Casa? Tome Cuidado Com Esses Golpes!

Anúncios

O sonho da casa própria é o maior de todos entre os brasileiros. Por conta disso, muitas pessoas juntam dinheiro, vendem objetos que possuam, fazem empréstimos e passam anos da vida pagando para ter uma casa que possam chamar de sua.

Cada vez mais pessoas estão optando por construir uma casa. Compram um terreno e fazem do seu jeito. Porém, a pergunta é: vale a pena fazer a construção? E, além disso, existem alguns cuidados necessários que você deve tomar, já que alguns golpes estão sendo aplicados em construções, fazendo com que as pessoas percam dinheiro e ainda fiquem sem a casa.Está Construindo Sua Casa

Anúncios

Vale a pena construir uma casa?

Na hora de fazer a compra ou a construção da casa, você deve se perguntar justamente se vale a pena fazer a construção. Existem alguns prós e contras deste tipo de investimento:

  • Você vai ter uma demora maior para ter a casa pronta. Isso vai demandar mais investimento, tempo e ainda um acompanhamento da obra como o todo. 
  • O custo da construção, em geral, é bem menor do que fazer a compra da casa pronta, podendo chegar a um terço do preço. 
  • Você tem a casa do jeito que você quer. 
  • Todos os detalhes serão pensados junto com você, ou seja, casa personalizada. 

Então, por este ponto, vale a pena sim fazer a construção e ter a casa do jeito que você sempre sonhou.

Será que eu dou conta?

É importante uma palavra na hora de fazer sua construção: organização. Se você se organizar, você vai ter a casa do jeito que sempre sonhou e com tudo que você precisa. 

Anúncios

Por isso, faça, antes de mais nada, um projeto de como será sua casa, faça uma lista de tudo que vai precisar e, principalmente, veja quanto você vai precisar gastar na hora de construir. Com isso, você realmente consegue fazer uma ótima casa gastando menos e sabendo que ela terá seu jeito. 

E os golpes?

Existem alguns conhecidos golpes no mercado que você deve ter atenção. Eles são aplicados por várias pessoas e com algumas mudanças. Mas as ideias são sempre as mesmas, fazer com que você perca dinheiro e não tenha sua casa. 

Confira três dos mais conhecidos golpes de construção do mercado:

Golpe do adiantamento

Este é primeiro de todos os golpes que você deve fugir de qualquer maneira. Funciona assim: uma empresa oferece para você a construção, mas, para que ela seja feita, você deve adiantar uma grande parte do dinheiro para eles.

Depois que você paga, a empresa some, seu dinheiro some e você não encontra ninguém daquele lugar, fazendo com que você fique sem dinheiro e sem a sua construção.

Golpe da construção inacabada

Neste tipo de golpe, você até vê a obra começar. A construção se inicia, a empresa começa a fazer, mas, no meio, ela diz que teve um problema e que vai parar a construção. Geralmente depois de receber grande parte do dinheiro. 

Ou seja, você fica com a obra inacabada e ainda sem seu dinheiro. É outro golpe bem comum.

Golpe do terreno

Por fim, tem um golpe que é muito utilizado por pessoas que você deve fugir. O golpe do terreno. Ela tem duas variantes:

  • Você recebe a proposta de fazer um negócio maravilhoso, de conseguir comprar um terreno excelente por um preço especial. Você compra, paga, mas não existe o terreno. 
  • Ou, então, você compra o terreno, ele existe. Mas, na hora de construir, você descobre muitas irregularidades e não pode fazer a sua construção.

Seja como for, tenha bastante atenção na hora de fazer a compra de um terreno, senão, você pode ter problemas.

Sempre pesquise sobre as empresas antes de fechar negócio

A melhor dica para que você não tenha problemas com estes tipos de golpe é pesquisar sobre a empresa. 

Entre na internet, veja o que outras pessoas dizem sobre a empresa de construção. Além disso, veja se o CNPJ é real e se ela realmente possui um registro no lugar. 

Este tipo de dica pode levar você a ter mais facilidade e ainda evitar diversos golpes que estão pela internet.

Caí em um golpe, e agora?

Se você por um acaso cair em um golpe, o primeiro passo é fazer a denúncia junto à delegacia, abrindo um boletim de ocorrência. 

Reúna todas as provas e coloque na justiça, tentando reaver o que você perdeu. 

Além disso, é importante que você informe nos sites de internet o golpe, para que outras pessoas não passem pelo mesmo problema. 

Com isso, você consegue fazer a construção com segurança, gastando menos e ainda evita os principais golpes do mercado. 

Gostou da dica? No blog, temos diversas outras. Confira.