DIY Como fazer textura na parede : Veja como fazer vários tipos de textura

Anúncios

Se você deseja fazer uma textura na parede da sua casa, mas tem algumas dúvidas e gostaria de receber dicas de como fazer, nós vamos te ajudar com dicas bem interessantes e um passo a passo para que a sua parede fique incrível.

O acabamento da parede é muito importante em uma obra é ele que ajuda a definir o estilo da sua casa, uma cor um tipo de acabamento pode influenciar muito nas sensações que o cômodo traz, no visual e até mesmo no tamanho do local.

Anúncios

texturas para parede

O que é preciso para fazer textura na parede?

Bom quando assunto é  aplicar uma textura na parede é preciso alguns cuidados, o local precisa estar totalmente limpo, sem gordura, resíduos e falhas, caso já tenha sido pintado por uma tinta brilhante é preciso lixar até que o local fique fosco para não interferir no processo.

Depois da limpeza é interessante colocar ou um selador ou um preparador de fundo para que a textura dure mais tempo, fique mais resistente.

Anúncios

Quais os tipos de textura para parede?

Apesar da ideia da textura ser bem parecida independente do tipo, existem algumas diferenças sutis, abaixo vamos falar um pouco sobre algumas formas de textura.

Textura com tinta ou massa corrida Com um rolo especial ou desempenadeira( no caso de massa corrida) é possível fazer uma textura com tinta ou massa.

 A massa corrida ´é mais difícil de manusear, mas o processo é o mesmo. A massa corrida ajuda a acentuar os detalhes, para isso você pode usar uma espátula ou um rolo texturizado.

Textura Jeans Bom essa textura é caracterizada pela cor do processo que é o azul, um detalhe importante é que deve ser um azul fosco, após escolher a cor é aplicar na parede com uma escova ou vassoura utilize das cerdas para fazer o detalhe, através de movimentos verticais e logo em seguida movimentos horizontais..
Textura papel de parede Essa textura simula um papel de parede, mas é mais barata e resistente, para criar o efeito é preciso comprar um rolo com desenhos, antes de passar o rolo é importante que a parede seja pintada de uma cor neutra e sólida.
Textura efeito esponja Com uma esponja aperte contra a parede. O efeito pode ser na mesma cor ou de cor distinta da pintura da parede fica a gosto.
Textura ranhura No processo é preciso de uma espátula com dente, quanto ao desenho fica a escolha do cliente, pode ser efeito de onda, linhas retas.
Textura Chapiscada Através de rolos texturizados aplique sobre a massa granulada, ideal para paredes lisas.

Como fazer textura na parede com escova

Lixe e limpe toda a parede de modo que ela fique lisa e sem defeitos, se preciso complete buracos e falhas, utilize um pano molhado e uma vassoura para completar a limpeza, você pode aplicar algum produto de proteção.

Depois passe a tinta desejada e com a escova faça os movimentos necessários para dar o efeito desejado, é importante colocar jornais, papelão, plástico para proteger o local antes de aplicar o produto e fazer a limpeza do local.

T

Textura na parede com massa corrida

Proteja todo o local com jornal e papelão para evitar sujar, prepare a parede lixando e corrigindo falhas até que ela fique lisa, faça uma limpeza com pano úmido e logo em seguida utilize uma vassoura para varrer o local, é interessante utilizar um selante ou protetor de parede.

 Aplique a massa através de uma desempenadeira sobre toda a superfície de maneira que fique bem regular e lisa, depois basta vim com uma espátula é fazer o movimento necessário para criar o efeito desejado.

Como fazer textura na parede?

Materiais:

  • Produto que será utilizado para texturização;
  • Placas de papelão;
  • Rolo de pintura;
  • Espátula;
  • Desempenadeira;
  • Escova com cerdas;
  • Selante/ Protetor de fundo

Modo de fazer:

Separe todo o material necessário e deixe perto para evitar sair para pegar, faça a preparação da parede com lixa, uma dica importante é que se a parede estiver com defeitos como buracos, bolhas é preciso reparar antes de começar o processo.

Depois de lixar, basta limpar o local com um pano úmido e com uma vassoura, É aconselhável colocar papelão no chão, para que não respingue tinta e massa nele, é interessante aplicar ou um selador ou uma proteção de fundo para dar mais durabilidade a textura.

Para texturização com massa, utilize uma desempenadeira e uma espátula, com a ferramenta faça movimentos na direção e forma no qual você deseja que a textura fique.

Se a textura for com tinta, utilize rolos de pintura, escovas, vassouras, esponjas, ou outro material que você tenha para passar em cima da tinta e fazer o efeito desejado, depois é só esperar secar.