Design de interiores sustentável: Saiba como utilizar esse conceito

Se você é uma pessoa que se preocupa com o planeta e gostaria de mudar o design da sua casa, vamos dar dicas de como fazer um design de interiores sustentável e ensinar como utilizar esse conceito nos seus projetos.

anúncios

A sustentabilidade já é um conceito de conhecimento das pessoas já há algum tempo, a questão é que na prática a maioria das pessoas não a usa, ou se preocupa realmente com ela, pensando nisso designs e o mundo da arquitetura vem tentando implementar esse pensamento verde no dia a dia dos seus clientes.

Se você deseja mudar o design da sua casa, gostaria de obter dica de como levar uma tecnologia de design de interiores sustentável para a sua casa, esse artigo foi feito para você e vai te ajudar muito, com dicas, esclarecendo algumas dúvidas.

re-utilização de móveis antigos para um designe sustentável

anúncios

Importância do design de interiores sustentável

É de extrema necessidade que cada vez mais pessoas busquem práticas que vão ser benéficas ao meio ambiente que sucumbe com o consumismo exagerado, a quantidade de lixo descartado, e a falta de respeito e destruição dos animais e ambientes.

anúncios

Tem como viver em harmonia com o planeta, basta saber usar os produtos certo, se portar de maneira correta, ter uma educação ambiental. Muitas empresas ainda tem a mentalidade antiga que sustentabilidade é uma tecnologia cara, só para grandes empresas, pelo contrário só traz benefícios essa tecnologia.

A pessoa tem uma economia ao longo do tempo, pode utilizar de produtos reaproveitados e mesmo assim ter um local bonito.

móvel feito com materiais recicláveis

O design de interiores sustentável e a sua utilização

Utilize materiais de baixo impacto ambiental, madeira reflorestadas, revestimentos de materiais renováveis ou fibras naturais, madeiras de demolição, é muito importante uma escolha consciente saber o processo de produção e de instalação, para escolher um produto mais “limpo” (no quesito meio ambiente) possível.

Uma dica é utilizar o reaproveitamento e reutilização, busque por matéria prima que pode ser utilizada de modo a minimizar a descarte de resíduos, os materiais e objetos produzidos por esse material que seria descartado, mas ainda está em boas condições de uso, ficam bonitos como os novos.

Sabe aquele arquivo antigo pode virar um criado mudo, a mesa de centro pode ser aquele carretel de madeira esquecido, dentre outros, às vezes uma pintura um detalhe que você coloca, da vida e charme ao objeto, a ideia é criar e obter peças personalizadas e sustentáveis.

Energia e água

Uma outra preocupação é em relação a energia, uma ideia bacana é de utilizar a luz natural, busque por ambientes mais naturais, mais abertos e amplos valorizando a luz do dia, uma dica é de usar energias renováveis no projeto sejam telhas solares que além de levar energia para toda a casa servem de cobertura e são tendência em 2020.

anúncios

Ou se pode usar as já tradicionais placas solares e porque não energia eólica dependendo do espaço. Quando não for possível, busque por opções mais econômicas em relação a energia como lâmpadas LED ou fluorescentes.

Busque colocar nas casas plantas, flores, utilize ao máximo o verde, ambientes naturais, pois além de melhorar a qualidade do ar e umidade, ficam incríveis deixam os ambientes realmente encantadores.

Utilize a água de maneira eficiente, busque por soluções, principalmente torneiras que economizam água, dependendo da torneira pode economizar até 15% de água.

Outra dica é colocar um sistema de reaproveitamento de água da chuva para utilizar em alguns processos como lavar um quintal, lavar um carro e uma vasilha, só com essa atitude já economiza uma quantidade bem considerável de água.

A água de chuva podem ser utilizadas também em descargas que gastam muita água, para regar plantas, existem inúmeras utilidades, existem também a possibilidade da torneira eólica, que ajuda bem a economizar energia .

painel solar para sustentabilidade