Decoração Indiana: Como Fazer? 9 Elementos Que Não Podem Faltar

Cada vez mais a decoração indiana vem ganhando adeptos. Isso se dá não somente pela sua beleza, mas também pelo seu exotismo, evidenciados pela presença de velas, incensos, estátuas e flores nos ambientes. 

anúncios

Com a combinação desses elementos com ar tão místicos, a decoração indiana é a ideal para aqueles buscam não somente novas ideias de decoração, mas também uma nova forma de compreender a essência da vida.

Decoração Indiana: Como Fazer? 9 Elementos Que Não Podem Faltar

Então, se você quer conhecer mais dessa cultura e ter uma decoração única em sua residência, acompanhe nosso artigo e descubra todo o significado a decoração indiana.

anúncios

Decoração indiana: características e significados

Para quem quer uma decoração cheia de contrastes e banhada de excessos que deixam qualquer ambiente com uma cara mais bonita e bem chamativa. Além disso, é sempre uma decoração banhada de religiosidade e significado, com todas as características da cultura indiana.

anúncios

Esse estilo indiano se tornou popular nos anos de 1960 a partir do movimento hippie, onde as pessoas faziam uso de roupas com estampas coloridas e indianas, incensos, entre outros elementos característicos da cultura.

Ou seja, você tem uma cultura religiosa que foi amplamente absorvida para os lares. Assim, você encontra decorações que não apenas vão deixar o ambiente mais bonito, mas que também trarão toda essa simbologia de paz e harmonia ao seu lar.

Conheça 9 objetos e elementos que não podem faltar na decoração indiana

A decoração indiana possui elementos bem característicos. Eles têm toda uma simbologia e são usados para harmonizar sua casa. Conheça 9 elementos que não podem faltar em uma decoração de casa com estilo indiano e faça sua decoração ser mais bonita.

1. Cores quentes e vibrantes

A decoração indiana é marcada pela presença de tons quentes e vibrantes tanto nas paredes como nos demais móveis e objetos decorativos do ambiente. Abuse de tons de rosa, laranja, vermelho, amarelo, verde e azul. São os mais utilizados.

Tonalidades terrosas e cruas também são bem-vindas, como caramelo, mostarda e areia. Além disso, você pode usar o dourado, bronze e cobre para destacar parte do ambiente.

2. Tecidos leves

Diferente de outros tipos de decoração, na decoração indiana é indispensável o uso de tecidos coloridos leves e fluídos. Use para as cortinas, divisórias de ambientes e em partes que serão decoradas. 

anúncios

Os tecidos trazem uma influência grande da cultura e da produção desse povo.

3. Almofadas e futons coloridas

A principal característica de uma decoração indiana é o conforto e a recepção de familiares e amigos. Por isso, é natural encontrar sobre os sofás, camas e demais cadeiras a presença de almofadas decorativas e almofadas futons coloridas e estampadas.

Essas almofadas trazem sempre estampas características e vários desenhos que harmonizam e equilibram o ambiente.

3. Almofadas e futons coloridas

4. Invista em móveis baixos

Os móveis baixos são parte da decoração indiana tradicional. Não deixe de colocá-los na sua. Seja com madeira feita à mão ou industrial, esses móveis são essenciais para uma boa decoração.
Além disso, eles trazem o aconchego para o lar e refletem a cultura desse povo.

4. Invista em móveis baixos

5. Velas decorativas e aromáticas

As velas deixam o espaço mais intimista. Além disso, remetem a um ambiente místico e misterioso. A recomendação, nesse caso, é fazer uso em alguns momentos específicos do dia. 

Muitos fazem suas próprias velas aromáticas. Entretanto, se você não sabe como fazer, no mercado você encontra em diversos formatos, tamanhos, cores e aromas. 

Opte também por castiçais dourados para colocar as velas.

6. Incensos

O incenso é item indispensável em uma decoração indiana. Cada um dos aromas tem uma característica dentro da cultura e pode ser usado para determinada finalidade. Então, antes de comprar, procure conhecer para que cada um deles serve.

Além disso, você deixa o ambiente com um ar mais suave e com características próprias da cultura indiana.

7. Flores e cestos de frutas

Os vasos de plantas e os cestos de frutas também fazem parte da decoração indiana. São usados para trazer frescor, cor, perfumes e, dentro da cultura desse povo, servem como oferenda aos deuses.

Então, ao usar esta decoração, faça para deixar seu ambiente mais harmônico e se inserir ainda mais nessa cultura. 

7. Flores e cestos de frutas

8. Estátuas e enfeites na Decoração Indiana

As estátuas e os enfeites indianos não podem faltar na decoração do ambiente. Podem ficar posicionadas em móveis como o aparador, mesa de centro, mesa lateral e criado-mudo. 

As principais estátuas utilizadas são de Buda, Ganesha e Shiva, entidades que são bem características dessa cultura tão rica e tão complexa. Cada uma tem um significado, mas todas são feitas para trazer equilíbrio ao lar.

Estátuas e enfeites indianos

9. Altar para Decoração Indiana

O altar é um elemento muito presente nas casas indianas. Ele é usado em conjunto com velas, incensos, plantas e outros itens. 

O objetivo do altar é ser um lugar de reflexão e de orações. É o cantinho espiritual de paz do lar. Coloque almofadas no chão como assento.

Com esses elementos, você fará uma excelente decoração indiana em sua casa e terá a certeza de que seu ambiente terá mais paz e harmonia!