Como escolher o sofá ideal: Veja o passo a passo

Anúncios

Para quem está em busca do sofá ideal alguns detalhes são importantes na hora de escolher o sofá para a sua casa, nós vamos te ensinar um passo a passo para que você possa escolher o sofá ideal para você.  

O sofá é um móvel muito importante em uma casa ele serve para descanso, relaxar, ver aquele filme e para sentar receber uma visita, mas de acordo com cada utilidade existe um sofá específico, vamos falar sobre isso mais a frente.

Anúncios

Se você deseja saber um pouco mais sobre os sofá e os modelos disponíveis no mercado, quer saber quando utilizar cada modelo e tipo, esse artigo pode te ajudar com informações e dicas bem legais sobre o tema.

Como escolher o sofá ideal: Veja o passo a passo

Passo a passo de Como escolher o sofá ideal

Resolvemos colocar mais abaixo passos que não podem faltar na escolha do sofá perfeito:

Anúncios

1º Defina o ambiente a ser utilizado

2º Descubra o tamanho ideal do sofá

3º Tecido do sofá

4º Defina uma faixa de preço

5º Conforto

Defina o ambiente a ser utilizado

Esse é o primeiro passo para quem deseja escolher um sofá definir qual ambiente você deseja colocar a peça é no quarto de hóspede, na sala de TV ou na sala de estar? Para cada ambiente existem um modelo ideal. Para sala de TV é o ideal é o macio e profundo, que permite que a pessoa possa deitar e até tirar uma soneca.

Já para sala de estar que recebe visita é melhor um sofá mais firme, pois os profundos geram certa dificuldade ao levantar, é dificulta a pessoa ficar sentada, o que pode constranger a visita. Para quarto de hóspede o melhor é o sofá cama que serve tanto para pessoa dormir quanto para sentar, bater um papo durante o dia.

Descubra o tamanho ideal do sofá

Bom o tamanho vai depender da onde você deseja colocar o móvel lugares maiores dão liberdade de escolha por gosto e estilo, ja locais menores a pessoa deve optar por sofás que sejam menores. O ideal é ficar uma distância de 60 cm da parede em cada lado para que não fique muito apertado e ruim para mobilidade.

Sofás de dois lugares medem cerca de 160 cm e o de tres lugares 200 cm, uma ideia e marcar no chão o tamanho do móvel para se ter um noção de como vai ficar. Para locais muito pequenos busque por sofás de até 100 cm.

Tecido do sofá

O terceiro passo é a escolha do tecido perfeito para a peça, muitas são as opções uns mais macios, outros de textura mais grossa que chegam a arranhar, com certeza vai ter um tecido certo para você.

O primeiro ponto que você deve olhar é se tem pet ou filhos? Se a resposta é sim o branco e os tecidos nobres estão descartados caso você não queira passar raiva, por serem mais delicados fica difícil de limpar tirar algumas manchas, então o melhor é não usar.

O mais indicado no caso acima são materiais como lona e jeans, tecidos escuros que não sujam tanto aguentam lavagem, passar bucha, você pode colocar capas também para proteger o móvel.

Para quem não tem crianças e animais o leque de opções aumenta bem. Tecidos como sarja e linho são lindos e macios encontrados em várias cores dão um charme todo especial.

Quanto a cor busque por tecidos mais escuros caso sua casa suje muito, tenha crianças e pets ou opte pelos mais claros se esse não for o caso. Os mais claros são lindos e combinam com tudo só que o trabalho é redobrado.

Defina uma faixa de preço

Essa parte é muito importante no processo use a internet para saber se o sofá que você deseja cabe no seu orçamento, geralmente os mais bonitos e sofisticados são bem caros pode ocorrer de não caber no orçamento e você ter de optar por um outro produto.

Cuidado com os sofás baratinhos não pelo preço, mas pelo material aquele material brilhante, de péssima qualidade pode te da dor de cabeça no futuro, evite botões muita informação e difícil de limpar e combinar. 

Conforto

É por último teste a peça antes, procure saber o conforto que ela traz, ninguém merece um sofá que dói as costas ou machuca ao sentar, pode ser lindo, mas se não tiver conforto não serve não vai adiantar muita coisa.

Fique atento a cada detalhe altura do braço, textura do tecido, profundidade e densidade se possível deite no produto, teste para não se arrepender depois.