Como escolher ar-condicionado: tipos, cálculo de BTU e dicas de instalação

Anúncios

Se tem um item que ajuda contra o calor é o ar condicionado não é mesmo quem não gosta de ter um em casa quando o orçamento permite, só que nem sempre a escolha do aparelho é fácil muitas são as opções, vamos falar um pouco sobre como escolher ar-condicionado: tipos, cálculo de BTU e dicas de instalação.

Pensando em facilitar a sua vida na hora da escolhas buscamos tirar as principais dúvidas de quem vai comprar um aparelho de ar condicionado, no mercado muitas são as opções e a princípio a escolha pode ser difícil para quem não conhece sobre o produto.

Anúncios

ar-condicionado-como-escolher

Se interessou pelo assunto deseja mesmo comprar um ar condicionado para refrescar a casa nesse calor, mas tem dúvidas na hora de escolher? Continue com a gente que esse artigo foi feito para você.

Tipos de aparelho

Muitos são os tipos de ar condicionado no mercado, logo a escolha do que melhor combina com você é bem variável, tudo conta na hora de se escolher como área, tamanho do aparelho, modelo, potência de resfriar. Abaixo listamos os principais modelos do mercado e as características de cada um.

Anúncios

Portátil

Bom um aparelho muito no versátil no quesito mobilidade você tem a possibilidade de levar o aparelho para vários locais. Não precisa de instalação, só que fique perto de uma janela para a saída de ar quente. Pelo fato de ser grande e ficar no chão na maioria das vezes, ocupa muito espaço podendo atrapalhar a mobilidade nos cômodos.

Janela

Esse foi o primeiro lançado no país, possui fácil manutenção, conta com preço bem acessível. Para a sua instalação é necessário que perto tenha uma tomada e faça um buraco na parede para armazenar o aparelho. O fato de precisar de uma cavidade pode ser um empecilho ao se adquirir esse tipo de ar condicionado.

Split

Possui duas unidades: a evaporadora que fica na parte de dentro, e  a condensadora que fica na parte externa do imóvel, esta deve ficar em local aberto.

 As duas unidades são interligadas por uma tubulação frigorígena, que permite a circulação do gás refrigerante entre elas. 

Split Hi-Wall

É modelo mais utilizado tendo como vantagem o fato de não precisar quebrar paredes, pode chegar a uma potência de até 30.000 BTUs. Ideal para ambientes pequenos e médios, sem grande circulação de pessoas.

Piso teto

Refrigera bem ambientes com o pé direito alto, pelo fato de ter maior vazão de ar que os outros aparelhos. Pode ser instalado no teto ou no piso, possui bom desempenho para refrigeração chegando até 80.000 BTUs.

Canto teto

Design bonito, possui pouco ruído. Ideal para ambientes de pequeno a médio porte com pouca circulação de pessoas. É encontrado com potência máxima de 12.000 BTUs.

Cassete

Possui até quatro vias para a saída de ar fica embutido no teto. É possível controlar o fluxo de ar de cada saída. É encontrado com potência 12.000 BTUs a 60.000 BTUs.

Multisplit

Excelente para climatizar muitos ambientes simultaneamente, sem ocupar muito espaço externo com a unidade condensadora. Possui unidades independentes, mas que utilizam o mesmo condensador.

Cálculo de BTUs

É muito importante que a pessoa saiba identificar e calcular um BTU, que significa British Thermal Unit, em português, Unidade Térmica Britânica, essa sigla determina a potência de refrigeração que um ar condicionado possui.

Simplificando 1 BTU é a quantidade de frio que se precisa para diminuir a temperatura de meio litro de água a uma temperatura de 0,56 ºC. A densidade e o peso da água são consideradas na hora de dimensionar a medida para espaços físicos, em m². 

Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, você precisará de 600 BTUs e para cada m² acrescentado mais 600 BTUs, caso bata sol no local você precisa acrescentar mais 800 BTUs.

O cálculo é feito da seguinte forma se você possui uma área de 30 m², com 1 computador e 2 pessoas, você precisará de um aparelho de ar-condicionado com 19,8 mil BTUs.

Cálculo: 30 x 600 (metro quadrado) + 1 x 600 (computador) + 2 x 600 (pessoas) = 19,8 mil. Qualquer dúvida use a calculadora digital de BTU.

Dicas de instalação de ar condicionado

O ideal é que um profissional qualificado seja contratado para instalação até para proteger o produto e o ambiente em que vai ser instalado e evitar acidentes, mas caso você queira dicas de instalação e cuidados com o produto abaixo está algumas:

  • Verifique se no local que você mora é adaptado para receber unidades condensadoras dos modelos Split;
  • Verifique se no local que você mora possui entrada para ar-condicionado de janela;
  • É importante ter tomadas e um disjuntor dedicado só paro o ar-condicionado;
  • O ar-condicionado precisa de uma tubulação de canos de PVC para levar a água que sai dele paro o esgoto;
  • Preste atenção na capacidade elétrica do aparelho ;
  • Nos modelos Split, o ideal é escolher um lugar onde a unidade evaporadora e a condensadora fiquem em paredes próximas;
  • Instale o ar-condicionado em um local que o ar circule e não deixe nada impedindo a saída ou entrada de ar do aparelho;
  • Lembre de limpar pelo menos uma vez por mês os filtros do seu aparelho para garantir que a sujeira não atrapalhe o funcionamento e nem prejudique a qualidade do ar.