Arquitetura verde: Como usar a arquitetura verde em meu projeto

Como usar a arquitetura verde

Anúncios

Uma tendência da atualidade, a arquitetura verde tem aparecido cada vez mais nos novos projetos de construção e de reformas de casa. Com ela, é possível mudar o ambiente e fazer com que seu espaço fique mais belo e sustentável. 

E é pensando nisso que se tem, hoje em dia, mais facilidades na hora de compor ambientes e até a casa toda com uma arquitetura verde, de forma que, assim, você consiga ter uma casa mais valorizada e que vai ajudar na hora de ter muitas vantagens para seu dia a dia.

O que é arquitetura verde?O que é arquitetura verde

De maneira geral, arquitetura verde é um conceito onde você faz a casa causando o mínimo ou nenhum dano para a natureza ao seu redor, ou seja, uma casa que seja realmente sustentável e que permita que você tenha maior qualidade de vida. 

Com tetos verdes (com vegetação plantada), móveis feitos de maneira sustentável, utilizando a luz e ventilação natural, além de tantas outras questões, a arquitetura verde é uma ótima forma de chegar a ter uma boa casa sem causar impacto na natureza. 

É possível, atualmente, ter uma casa 100% sustentável e que permita que você tenha uma beleza única. Será um projeto excelente para seu lar. 

Quais as vantagens da arquitetura verde?vantagens da arquitetura verde

Para que você conheça mais sobre a arquitetura verde, veja todas as vantagens que ela traz para a casa e descubra como que vale a pena investir neste tipo de construção:

Redução das contas na utilização de menos água e menos energia elétrica

A primeira vantagem é que você vai ter uma significativa redução nas suas contas. Isso porque você vai usar menos energia elétrica, já que vai aproveitar mais sua luz natural. E também vai ter uma ventilação melhor, gerando economia na hora que o calor chegar. 

Com sistemas de captação de água da chuva, você tem uma redução no consumo e pode aproveitar mais a água, seja para lavar coisas, para a descarga e até para filtrar. 

Assim, o projeto traz para você economia.

Melhoria na qualidade do ar

Como a arquitetura verde prevê a utilização de telhados verdes e também de diversas plantas e vegetação em volta da casa, você vai sentir que o ar da sua casa está melhorando. 

Isso significa que você vai ter mais pureza, com um ambiente mais agradável e que vá fazer com que você aproveite ainda mais o espaço.

Onde isso vai refletir? Na sua qualidade de vida. Com melhor ar, melhor será a sua qualidade de vida.

Valorização do imóvel

Um outro ponto importante é que você terá uma grande valorização do seu imóvel, já que, ao fazer uso da arquitetura verde, você tem uma casa que ofereça um melhor conforto e melhor qualidade de vida. 

Assim, caso no futuro resolva vender, é possível fazer por preços ainda maiores do que o que você vai pagar para fazer o projeto. 

Uma boa dica para quem faz casas para vender.

Maior durabilidade e menos manutenção

A arquitetura verde é extremamente durável, mesmo contando com plantas. Você consegue ter mais beleza em seu espaço sem se preocupar com que possa estragar. 

Além disso, a manutenção que exige é quase zero! Você deve apenas cuidar das áreas verdes e fazer com que a sua arquitetura verde se mantenha sempre de pé.

Redução na produção de lixo

Como você está usando uma casa sustentável, a arquitetura verde vai permitir que você reduza a produção de lixo, fazendo com que, assim, seja melhor para morar e também contribua com o meio ambiente.

Proteção da biodiversidade

Ao fazer uso de telhados verdes e manter a flora natural, você ainda está protegendo espécies de plantas que estejam no lugar. Assim, é uma forma de proteção para as espécies naturais.

Conservação e restauração dos recursos naturais

Você tem com a arquitetura verde uma forma de conservar e renovar os recursos naturais, fazendo com que seu espaço se renove sempre e mantenha a beleza do lugar.

Melhoria na qualidade de vida

Com melhor ar, melhor captação de água, melhor ventilação e ainda com melhor iluminação, o resultado final é que você vai ter uma melhor qualidade de vida para você e sua família.

Otimização do ciclo de vida da casa

A casa vai durar mais tempo, vai se renovar e vai se manter sempre em ótimo estado com o uso da arquitetura verde.

Como usar a arquitetura verde em meu projeto?Arquitetura verde

Existem várias formas de usar a arquitetura verde em seu projeto. As mais comuns são:

  • Telhado verde;
  • Parede verde;
  • Móveis sustentáveis;
  • Captação de energia solar;
  • Captação de água da chuva.

Com isso, você cria um projeto com a arquitetura verde e pode aproveitar melhor sua casa. 

Gostou? Veja mais dicas em nosso blog.