6 formas de evitar umidade na sua casa: Simples ações para prevenção

A umidade pode ser um grande problema na vida das pessoas, pois além de prejudicar a estrutura da casa ela é prejudicial para saúde, hoje vamos mostrar 6 formas de evitar umidade na sua casa.

anúncios

É muito importante que ao construir você contrate um profissional qualificado e aqui está um dos motivos, quando uma obra é bem feita e planejada pelo menos na teoria esse problema com umidade não acontece, pois tem todo um sistema de drenagem e impermeabilização do terreno.

Se você está sofrendo com a umidade excessiva em casa e gostaria de receber ideias de como resolver o problema de maneira eficaz, continue com a gente e saiba mais.

6 formas de evitar umidade na sua casa

anúncios

Umidade em casa

A umidade em casa nas paredes e no chão pode gerar grandes contratempos como danificação da pintura, as paredes podem descascar e em casos mais graves fazer com que a estrutura caia. Pode também gerar ferrugem e mofo e danificar bem o local, além desses problemas ela afeta a saúde das pessoas.

anúncios

Sim um simples mofo ou bolor na parede podem causar sérios problemas de saúde e afetar toda a sua família, ela pode atacar rinite, sinusite e bronquite além de desencadear várias alergias inclusive de pele, por isso leia atentamente as dicas para acabar de vez com esse problema.

6 formas de evitar umidade na sua casa

Primeira forma, drenagem

A primeira maneira de acabar com a umidade que é super eficiente e ajuda a proteger a sua casa é a drenagem do solo, solos encharcados são um dos principais problemas causadores de umidade.

Fora que o acúmulo de água no solo ao entorno além de infiltrações pode levar ao comprometimento da estrutura. Antes de construir é importante fazer um sistema de drenagem que não precisa ser complexo uma simples caixa de areia que direcione a água para as tubulações já ajuda bem no processo. 

Muros de arrimo também são uma ótima opção converse com um profissional experiente veja qual a melhor drenagem para o seu terreno.

Segunda forma, ventilação natural

Forma simples e eficiente que pode até evitar da umidade ocorrer, caso não acabe com o problema diminuir a umidade vai. É muito importante que as janelas fiquem abertas para correr um ar principalmente nas cozinhas e banheiros, elas ajudam a secar o ambiente.

Sempre tenha janelas ou aberturas em casa, a instalação de exaustores também pode ser uma boa ideia, aqui até o ventilador ajuda na hora de manter o local mais seco

Terceira forma, evite banhos longos

Tomar banhos longos e quentes ajudam a criar mais umidade no ambiente, por isso a prática de não tomar banhos tão quentes e longos, ajuda a diminuir a umidade da sua casa, uma ideia é abrir a janela enquanto toma banho e não deixar o local todo fechado.

anúncios

Quarta forma, limite a quantidade de planta

As plantas são lindas, ajudam a purificar o ar, mas também liberam água no ambiente, logo para pessoas que tenham muitas plantas dentro de casa é interessante repensar, colocar essas plantinhas do lado de fora.

Os jardins de inverno podem ser um problema nesses casos, eles podem ajudar a espalhar umidade rapidamente pela casa, tenha um local ventilado para criar plantas.

Quinta forma, limpeza adequada das calhas

Outro ponto importante é essencial manter as calhas sempre limpas e livres para passagem de água, sem que nada obstrua a passagem e faça com que a água infiltre na estrutura da casa.

A manutenção das calhas é muito importante mesmo que elas fiquem do lado de fora, pois elas ajudam a encaminhar a água da chuva para o local correto, quando com buracos ou interditada não cumpre o seu papel e a água empossa.

Sexta forma, troque as aberturas

Janelas e portas antigas tendem a perder a vedação com o tempo de uso o que contribui para entrar frio, umidade e sujeira para a sua casa. 

É muito importante que seja feita uma reforma ou que se coloque um papel filme nos vidros, vede por cima do vidro, tanto dentro quanto fora ou em casos que o local está muito delicado e não aguente a reforma é melhor colocar portas e janelas novas para acabar com o problema e evitar umidade.