5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Anúncios

Se o seu imóvel é pequeno e você deseja fazer uma boa decoração no intuito de o valorizar, saiba que antes de qualquer coisa você deve saber sobre os 5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos para que você não caia neles e tenha mais liberdade de escolha.

Imóveis pequenos é a nova realidade dos tempos atuais devido a vários fatores como preço do m² e quantidade de pessoas que desejam ter um. Diante disso surgiu um desafio para a arquitetura e para área da decoração que é fazer de mini espaços, locais confortáveis e que tenham tudo que uma pessoa precisa.

Anúncios

Se esse é o seu caso é muito interessante que você acompanhe o nosso artigo para ficar por dentro de dicas legais de decoração e acabar com alguns mitos que são comuns de uma vez por todas.

5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

Ambientes pequenos

É cada vez mais comum que os imóveis sejam bem pequenos alguns têm metragem em torno de 40 m², isso se dá pelo fato das cidades crescerem a cada dia e a metragem valorizar cada vez mais, na busca por imóveis que caibam no bolso e cubram a demanda do mercado, surgiu a nova tendência de imóveis pequenos.

Anúncios

Ao longo desse texto você verá que é sim possível se ter uma moradia confortável e com os itens que mais gosta, desde que você saiba utilizar e combinar a decoração. Leia atentamente o nosso artigo e fique por dentro de tudo.

5 mitos comuns na hora de decorar ambientes pequenos

1° cores escuras em ambiente pequeno não combinam

Muita gente acha que cor mais forte não combina com ambientes pequenos,  é um mito que surgiu pelo fato das cores mais claras trazerem uma sensação de amplitude aos cômodos, quando você usa cores neutras o lugar fica parecendo maior do que realmente é.

Então por causa disso é que se tem a preferência por cor mais clara, mas não significa que as cores escuras são proibidas, sabendo utilizar elas podem ser compor perfeitamente uma decoração de locais pequenos, basta saber usar. 

Cores fortes  e escuras para ambiente pequeno

Uma dica é que quando se usa cor escura no teto e em uma parede central, traz ideia de amplitude fazendo o mesmo papel das mais claras. Quando assunto é decoração nada é proibido, desde que se saiba utilizar o que você deseja a seu favor.  

2° móveis planejados

Aqui na verdade o que acontece é o seguinte, os móveis planejados são realmente eficientes na hora de se decorar um local pequeno por vários motivos. Eles se adaptam bem ao ambiente aproveitam cada espacinho, ficam a sua cara, mas nada impede de você usar móveis normais.

Não é uma regra fora que são mais caros e são fixos, então se você gosta de sempre inovar ter nova decoração móveis planejados se tornam inviáveis. Hoje no mercado tem muitas opções de móveis é só olhar com calma que você vai achar um ideal para você.

Móveis planejados para compor o ambiente pequeno

3° espaços pequenos são desorganizados

Um outro mito muito comum é pensar que os espaços pequenos são desorganizados, pois se tem mais coisas do que espaço para guardar, pois saiba que isso não é verdade, com planejamento e paciência dá para ter uma casa organizada mesmo sendo pequena.

Uma dica super especial é aproveitar o espaço vertical para colocar prateleiras, móveis suspensos e nichos, pois assim você consegue guardar muito mais coisa e gastando pouquíssimo espaço.

organização e administração de espaços pequenos na casa

4° ter somente o necessário

A busca por ter somente o necessário é o que a gente realmente precisa é um modo muito interessante de se pensar, sendo um dos lemas do estilo minimalista, porém apesar de ser benéfico e ser uma prática amiga do meio ambiente, não é obrigatória para quem tem espaço pequeno.

Essa é uma prática que a pessoa deve tomar por consciência e não porque foi obrigada. Mesmo em locais pequenos dá para você ter tudo que deseja, desde que saiba harmonizar. 

Existem móveis estilo canivete suíço que abre gaveta e porta até da onde se dúvida e cabe muita coisa ocupando pouco espaço, não é preciso abrir mão do que gosta é só saber equilibrar.

mesa de centro no estilo canivete para a otimização de espaços

5° não se pode usar móveis grandes

Não é porque um imóvel é pequeno que você não pode usar móveis grandes aqui o que conta é o bom senso e a dosagem, se eu quero um sofá grande na sala eu posso ter, mas aí eu compenso com o resto dos móveis menores e mais delicados, aqui você pode usar o jogo de cores para harmonizar o ambiente e o fazer parecer

maior.

Só evite exageros e tome cuidado com a mobilidade, com paciência e planejamento você consegue ter muita coisa legal, mesmo em espaços pequenos.

Móveis grandes para uma sala de um apartamento pequeno